class="post-template-default single single-post postid-3608 single-format-standard _masterslider _ms_version_3.7.1 elementor-default elementor-kit-11209">

Conheça 8 importantes minerais minérios

 

Sabe-se que metais não são encontrados na natureza na forma que os utilizamos, sendo eles obtidos, geralmente, a partir da extração e beneficiamento de minerais-minério. O mineral-minério nada mais é que a parte do depósito de minério (material natural do qual pode ser extraído um ou mais minerais, úteis economicamente) que é economicamente aproveitável.

Leia aqui, sobre o que se trata o beneficiamento mineral.

É importante ressaltar que  os sulfetos, formam uma importante classe de minerais que incluem a maioria dos minerais minérios. Entretanto, no texto de hoje, contemplaremos apenas aqueles pertencentes à classe dos óxidos e seus derivados hidratados os hidróxidos.

Mineraisminérios de ferro

 

Utilizados em uma enorme escala de aplicações, como transportes, construções, máquinas industriais e eletrodomésticos, o ferro é um dos sustentadores da civilização moderna. Os principais minerais-minérios de ferro são hematita, magnetita e goethita, comumente encontrados em depósitos encontrados em formações ferríferas bandadas (BIF’s).

1. Hematita

 

agregados de cristais cinza escuro com brilho metálico intenso
A Hematita pode apresentar cerca de 70% de ferro em sua composição.

A hematita (Fe2O3) é um mineral da classe dos óxidos, pertencente ao grupo de nome homônimo, e apresenta estrutura hexagonal. É o principal constituinte do minério de ferro, possui brilho metálico, e coloração vermelha a marrom-avermelhada. Ainda, seu característico traço vermelho, a diferencia de outros minerais.

Cerca de 60% da produção nacional de minério de ferro provém de Minas Gerais (quadrilátero ferrífero). Sendo a hematita amplamente distribuída em rochas ígneas, sedimentares e metamórficas formando o minério de ferro mais abundante.

2. Magnetita

 

Agregado de cristais cinza escuro no formato de octaedros
A composição em ferro da Magnetita, pode ser da ordem de 72,4%. Observar o característico habito octaédrico.

A magnetita (Fe3O4) também faz parte da classe dos óxidos, enquadrada no grupo do espinélio, apresenta estrutura cristalina isométrica. Seu brilho é metálico e é caracterizada principalmente por seu forte magnetismo. Sua cor preta e sua dureza (6), também são características diagnósticas. Comumente aparece na forma de octaedros.

É um mineral comum encontrado disseminado como um acessório na maioria das rochas ígneas. Com frequência está associado a corpos altamente titaníferos e geralmente associam-se com rochas metamórficas.

3. Goethita

 

maça semelhante a um cacho de uvas de cor preta e brilho adamantino, do mineral goethita
O conteúdo em ferro da Goethita, pode ser da ordem de 62,9%. Observe o típico habito botrioide.

A Goethita (αFeO(OH)) enquadra-se na classe dos hidróxidos, apresentando estrutura cristalina ortorrômbica. Ocorre comumente sob a forma de um agregado cristalino fibroso. Sua coloração pode pode ocorrer em vários tons de castanho, laranja, amarelo e vermelho. Porém seu traço é um característico castanhoamarelado. É opaca e tem brilho adamantino.

É um dos minerais mais comuns sendo tipicamente formado sob condições oxidantes como produto de intemperismo de outros minerais de ferro.

Minerais-minério de alumínio

 

Embora não seja uma espécie mineral, a bauxita é o principal minério de alumínio (terceiro elemento mais abundante na natureza). Sendo está constituída por um agregado de óxidos hidratados de alumínio, a mistura dos minerais diásporo, gibbsita e boehmita. Portanto, constituindo uma rocha denominada bauxita, onde a proporção deste minerais é variável.  

4. Bauxita

 

grãos terrosos de vermelho pálido a esquerda e barras cinza metálico direita
À esquerda, bauxita, e à direita alumínio primário. Fonte: Mineração Rio do Norte.

A bauxita é composta por uma mistura de óxidos hidratados de alumínio em várias proporções. Que aparecem comumente como grãos concrecionais arredondados, sendo também maciça, terrosa e semelhante a material argiloso.

A formação da bauxita resulta da decomposição de rochas alcalinas, provocada pela infiltração da água da chuva. A coloração avermelhada desse minério é determinada pela presença de óxidos de ferro, que representam impurezas. E para que seja economicamente aproveitável, a bauxita deve apresentar no mínimo 30% de óxido de alumínio.

Minerais-minério de manganês

 

Minerais de minério de manganês comuns são a pirolusita, a manganita e a romanechita (também conhecido como psilomelano). As maiores reservas de minério de manganês estão no campo manganífero Kalahari, na África do Sul, possuindo 81% das reservas mundiais conhecidas em terra.

5. Pirolusita

 

Fibras de coloração cinza claro e brilho metálico do mineral pirolusita
O conteúdo de Manganês na composição da Pirolusita, pode ser da ordem de 63,2%. Observe o habito fibrorradiado.

A pirolusita (MnO2) enquadra-se na classe dos óxidos, e possui sistema cristalino tetragonal. Raramente tem cristais bem desenvolvidos, apresentando formato granular ou maciço como os mais comuns. Caso ocorram cristais bem desenvolvidos aparecem no formato fibrorradiado ou colunar. É caracterizada e diferenciada dos outro minerais de manganês pelo seu risco preto e por sua baixa dureza.

6. Manganita

 

Prismas de coloração cinza escuro e brilho metálico do mineral manganita
A porcentagem de manganês na composição da Manganita, pode chegar a 62,4%. Note o habito prismático grosseiramente fibroso

A manganita (MnO(OH)) enquadra-se na classe dos hidróxidos, com sistema cristalino monoclínico. Apresenta geralmente cristais prismáticos, frequentemente colunares a grosseiramente fibroso. E é reconhecida principalmente por sua cor preta e cristais prismáticos. Além disso, sua dureza (4) e traço marrom, a distinguem da pirolusita.

7. Romanechita

 

maça com formato semelhante ao cacho de uvas de cor cinza escuro com brilho fosco, do mineral romanechita
Formato botrioide da Romanechita, semelhante a goethita.

A romanechita também é um hidróxido, do sistema cristalino monoclínico e de hábito botrioidal. E diferencia-se dos outros óxidos de manganês por sua dureza mais elevada e forma botrioide. E ainda, da limonita por seu traço preto.

Mineral-minério de Cromo

 

maça cinza claro (rocha), com cristais de coloração verde limão (mineral peridoto)
Olivina peridotito. Composta sobretudo por olivina, o peridotito é a fonte mais importante de minérios de cromo.

O único mineral minério de cromo é a cromita. Ela ocorre em rochas ultrabásicas como os peridotitos. As duas maiores regiões produtoras de cromita localizam-se na África do Sul e no Zimbábue.

8. Cromita

 

pedra cinza claro, contendo o mineral cromita
A Cromita pode apresentar cerca de 68% de óxido de cromo (III) em sua composição, uns dos principais óxidos de cromo.

A cromita (FeCr2O4) é um óxido do sistema cristalino isométrico, sendo caracterizada por ser insolúvel, ter traço castanho a preto, e formato de octaédros. Também é usada como material refratário, pigmentos em tintas, na fabricação de cromatos, na preparação de sais de cromo, como camada isolante quimicamente neutra entre tijolos de magnesita e de sílica refratária, e na fabricação de tijolos refratários com magnesita (cromo-magnesita), para fornos de aço.

Além dos minerais citados, existe uma extensa variedade de minerais-minérios que possuem aplicabilidade econômica e são viáveis de serem explorados. Se você quiser saber como identificá-los pode aprender aqui!

Gostou do texto? Então confira outros conteúdos em nosso blog!

 

7 comments on “Conheça 8 importantes minerais minérios

Reply

Boa tarde!
No terreno da minha família tem pedras com as características das que vocês estão falando. Me disseram que é hematita, gostaria de saber se tem grande valor comercial esse minério e como faz pra saber a quantidade?

Reply

Write more, thats all I have to say. Literally, it seems as though
you relied on the video to make your point. You clearly know what youre talking
about, why waste your intelligence on just posting videos to your weblog when you could be giving
us something informative to read?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Your browser is out of date. It has security vulnerabilities and may not display all features on this site and other sites.

Please update your browser using one of modern browsers (Google Chrome, Opera, Firefox, IE 10).

X