Entenda o que é uma Empresa Júnior e seu impacto na sociedade

entenda-empresa-junior
 

A atual situação financeira do nosso país exige que o brasileiro busque por soluções e inovação para tentar manter a estabilidade do seu negócio e o seu sustento. Uma alternativa que vem se destacando nos últimos tempos e ganhando espaço dentro do mercado é recorrer ao Movimento Empresa Júnior (MEJ).  

Como diz o ditado: “É na crise que surgem grandes oportunidades”. Por que não dar oportunidade de conhecer melhor e explorar os projetos de uma empresa júnior ? No post de hoje explicaremos como funciona, quais objetivos e como uma EJ pode impactar o cotidiano das empresas e do ambiente universitário. Acompanhe!

O que é uma Empresa Júnior?

Por definição, essa nova modalidade de empreendedorismo, pode ser descrita como: associação civil, sem fins lucrativos, constituída e gerida por alunos de graduação, tendo objetivos como: colocar em prática o aprendizado adquirido dentro da universidade, aproximar o estudante do mercado, proporcionar experiência com projetos que exijam inovação e soluções para problemas que afetam a sua área de atuação, além de gerar conhecimento em gestão para os funcionários.

Qual é o impacto gerado por uma EJ?

Podemos dividir esse tópico em 3 partes importantes que vivenciam esse impacto: os alunos, o mercado e a comunidade acadêmica em geral.Se a experiência adquirida por um estudante em uma empresa júnior pudesse ser resumida em poucas palavras, com toda certeza essa seria: “aprendizado constante”! Nesse contexto o graduando tem oportunidade de aumentar seus conhecimentos em gestão empresarial, projetos da área de atuação, vivência de mercado, desenvolvimento de networking.

  1. Os Alunos.

    Se a experiência adquirida por um estudante em uma empresa júnior pudesse ser resumida em poucas palavras, com toda certeza essa seria: “aprendizado constante”! Nesse contexto o graduando tem oportunidade de aumentar seus conhecimentos em gestão empresarial, projetos da área de atuação, vivência de mercado, desenvolvimento de networking.

  2. O Mercado.

    As empresas, principalmente de pequeno e médio porte, em um contexto de crise financeira que vivemos atualmente, encontram dificuldades em se manter estáveis às flutuações da economia. Pesquisas apontam que mais de 50% das empresas que entram em funcionamento acabam por fechar as portas antes que completem 4 anos de mercado.

    Essa estatística poderia reduzir caso esses empresários recorressem aos serviços de uma empresa júnior, uma vez que esse tipo de empreendimento pode oferecer preços abaixo do mercado, com qualidade de projetos produzidos por alunos que trazem inovação e também grande volume de conhecimento adquirido na universidade e com auxílio de professores que podem eventualmente cooperar com os trabalhos através de parcerias.

  3. A Comunidade acadêmica.

    A universidade tem grande retorno quando investe e apoia o MEJ, não só pela boa imagem que é dada às empresas juniores, mas também sabendo que está proporcionando a formação de um profissional experiente, muito mais qualificado e que sairá da graduação já a frente no mercado de trabalho.

    Além de que essa iniciativa proporciona o maior fluxo de informações, conhecimento e interação entre professores e alunos, que acabam por realizar projetos em parceria muitas vezes.

Como ingressar no MEJ?

O Brasil atualmente é o país com o maior número de empresas juniores do mundo, sendo assim, é compreensível que haja grande interesse por parte de alunos de graduação de ingressar nesse movimento.

A forma de ingresso varia de empresa para empresa, no entanto, todas possuem um processo seletivo. Se você é aluno de graduação e tem interesse de fazer parte de uma empresa júnior, pesquise em sua universidade para saber se seu curso possui uma e como fazer parte dela. Caso não exista uma, porque não juntar forças e criar uma com seus colegas de graduação? o espírito de liderança e empreendedor pode ser desenvolvido por todos e traz um grande diferencial para o profissional ao fim da faculdade.

Gostou de aprender mais sobre o movimento empresa júnior? Se restou alguma dúvida ou comentário, não deixe de falar conosco em nossas redes sociais e compartilhe com seus amigos. Caso queira saber um pouco mais sobre a Minas Jr e nossos serviços, conheça nosso portfólio!

1 comment on “Entenda o que é uma Empresa Júnior e seu impacto na sociedade

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Your browser is out of date. It has security vulnerabilities and may not display all features on this site and other sites.

Please update your browser using one of modern browsers (Google Chrome, Opera, Firefox, IE 10).

X