Minas Júnior Consultoria Mineral

As maiores máquinas na mineração

Uma enorme máquina de mineração.

A mineração é uma das atividades econômicas mais importantes em todo o território nacional e internacional. No passado, os engenheiros aplicavam a energia do vapor em máquinas projetadas para movimentar grandes quantidades de terra de forma rápida e econômica. Seu forte crescimento, principalmente nos últimos dez anos, colaborou para que houvesse o aumento da demanda por produtos finais e a viabilização de máquinas de mineração para aumentar a produtividade. 

Assim, hodiernamente, as máquinas utilizadas na mineração são bem maiores do que imaginamos. A maior máquina existente nesse ramo na atualidade, tem seus incríveis 96 metros de altura, o que equivale a um edifício de aproximadamente 32 andares. Seu peso é nada mais nada menos do que 45 toneladas distribuídas em 240 metros de comprimento.

Escavadeira Bagger 288. Fonte: Superbid Blog.

Máquinas da Mineração

São várias as máquinas utilizadas na mineração nos tempos atuais. Dentre elas, podemos destacar:

Trator de esteira – O trator de esteira é utilizado para trabalhar em terrenos acidentados, ou seja, trabalhos mais pesados​ podendo manusear materiais com confiança, flexibilidade e precisão. Portanto, é o maquinário básico da frota de infraestrutura da mina, pois prepara o terreno antes da atividade de mineração.

Trator de esteira Liebherr 722. Fonte: Wikipedia

Dragline – É impossível falar sobre máquinas de mineração sem citar as draglines. Essa máquina é responsável por cavar o solo e extrair minerais em um método chamado “mineração a céu aberto”.

Dragline. Fonte: CGF Seguros.

Escavadeiras – As escavadeiras são máquinas extremamente pesadas. Elas são bastante utilizadas nas indústrias de construção civil, silvicultura e mineração. Junto com o trator sobre esteiras, ajuda a preparar toda a infraestrutura para a extração mineral e, dependendo dos materiais a serem processados, também contribui para essa atividade.

Escavadeira. Fonte: ITR.

Perfuratrizes – Essas máquinas, como o próprio nome já diz, são utilizadas para fazer perfurações e jateamentos. Por ser uma máquina não muito comum, ela pode ser utilizada  para ambientes de difícil acesso e climas extremos.

Perfuratriz. Fonte: CGF Seguros.

Maiores máquinas da Mineração

Hoje em dia, as atividades minerárias são responsáveis por grande parte do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro. Assim, trabalhos tão importantes como esse, requerem o maior cuidado e segurança possível, pois geram uma alta lucratividade. Para isso ocorrer, existe um alto investimento em máquinas de grande porte. 

Então, com essa necessidade, algumas empresas como a Liebherr e a Deere-Hitachi Construction Machiner lançaram grandes máquinas para esse ramo, como a Liebherr R 996 B (a carga de operação desta máquina, com o anexo de pá, é de 676 toneladas toneladas. Seu comprimento é de 10 metros e largura de 7,9 metros) e Hitachi EX8000-6 (ela tem 10,5 metros de comprimento e uma amplidão de trem de rodagem de 8,65 metros. Sua caçamba tem a capacidade de 45 metros cúbicos).

Segurança nas operações de mineração

A princípio, trabalhar com a mineração requer muita segurança e cuidados. Assim, os locais de trabalho devem estar muito bem equipados, de modo que o risco para segurança e saúde ocupacional sejam bem reconhecidos e até mesmo, nulos.

Já pensou em trabalhar em grandes máquinas na mineração? Calma aí!

Primeiramente, o acesso às áreas de operação de máquinas ou equipamentos só é permitido a pessoas que possuem autorização para tal.

Mas se você tem curiosidade em saber como funciona essa segurança, vamos lá!

Segundo as Normas Reguladoras de Mineração – NRM, todas as máquinas e equipamentos devem ter dispositivos de acionamento e parada instalados de modo que: 

  1. Seja acionado ou desligado pelo operador na sua posição de trabalho; 
  2. Não se localize na zona perigosa da máquina ou equipamento e nem acarrete riscos adicionais; 
  3. Possa ser acionado ou desligado, em caso de emergência, por outra pessoa que não seja o operador;
  4. Não possa ser acionado ou desligado involuntariamente pelo operador ou de qualquer outra forma acidental;

Entre várias outras normas de segurança que você encontra na Legislação Mineral vigente.

Mineração 4.0

A mineração 4.0 é uma expressão veiculada a tecnologias para análise de dados, customização operacional, automação, dentre outras.

Assim, nessa nova era, faz-se a utilização de várias máquinas autônomas, máquinas essas que são controladas por uma espécie de “controle remoto”, que por sua vez é controlado por um operador localizado em uma base bem distante. Além disso, em um curto período de tempo será feita no Brasil a inauguração da primeira mina operada exclusivamente por caminhões autônomos.

A dúvida que não quer calar: será esse o futuro da mineração no mundo? Só o tempo dirá.

 

Autor(a): Robson Prates Farias.

Gostou do texto? Confira outros conteúdos em nosso blog e conheça nossos serviços! Entre em contato conosco por meio de nosso telefone (31) 3409-1033 / (31) 97167-5141, e-mail minasjr@minasjr.com.br ou redes sociais facebook e instagram, e veja o que podemos fazer por você!