Minas Júnior Consultoria Mineral

Beneficiamento: O que você precisa saber

Imagem representando mineração

O teor dos minérios tem decaído ao longo do tempo, porém a demanda industrial tem aumentado. Deste modo, é necessário buscar técnicas que aproveitam ao máximo o minério, sem alterar características químicas. É aí que entra o beneficiamento mineral, um processo muito importante na mineração.

O que é Beneficiamento Mineral?

O beneficiamento é um conjunto de operações que transforma a rocha extraída na mineração em matéria prima para a indústria. Essas operações aumentam o teor dos minerais importantes, agregando valor e aprimorando a qualidade do minério.
Para que o beneficiamento ocorra de modo satisfatório, é preciso conhecer as características das partículas.

Quais são as etapas do Beneficiamento?

Amostragem

É a retirada uma parte representativa de um depósito. É um processo muito importante, pois, a partir da amostra, todo o depósito será avaliado.

Fragmentação

É o processo que diminui a granulometria da amostra, para que ocorra a liberação dos minerais importantes dos outros. Para fragmentar são utilizados britadores (para obter partículas grandes) e a moedores (para obter partículas bem pequenas).

Classificação

É o processo de separação das partículas da amostra de acordo com o tamanho. Para classificar são utilizados peneiras, classificadores mecânicos e ciclones.

Concentração

É o processo de separação dos minerais desejados presentes na amostra, aumentando o teor da amostra. A fragmentação é muito importante para esta etapa, pois é necessário que os minerais não estejam fisicamente agregados.

Algumas das técnicas utilizadas para concentrar minerais são:

Flotação
É uma técnica que não depende das características das partículas para que ocorra a separação. Para ser feita, usa-se produtos que “manipulam” a superfície da partícula, tornando-a hidrofóbica ou hidrofílica, fazendo com que ela flutue ou afunde.
Para saber mais a importância da flotação no beneficiamento leia aqui.

Separação magnética
É uma técnica que utiliza da suscetibilidade magnética dos materiais para fazer a separação, utilizando um imã ou um eletroímã. É possível separar os minerais em diamagnéticos, que não possuem intensidade magnética, paramagnéticos, que possuem média ou baixa intensidade magnética, e ferromagnéticos, que possuem grande intensidade magnética.

Separação gravítica
É uma técnica que separa as partículas pela diferença de densidade, tamanho e forma delas. Esta técnica utiliza a gravidade e a força centrífuga e é mais utilizada para separar partículas de granulometria alta.

Lixiviação
É uma técnica que extrai ou desloca minério, a partir da dissolução seletiva. Alguns métodos de lixiviação são: “in situ”, em pilha ou em depósito, por percolação ou cuba, em polpa ou agitada. É mais utilizada para minérios de baixo teor e quando há algum empecilho na retirada ou no transporte do minério.

Eletrometalurgia
É uma técnica que recupera ou refina metais utilizando uma célula eletrolítica. É possível recuperar metais de uma solução aquosa ou acumular um metal puro em um cátodo a partir de um ânodo de metal impuro.
A eletrometalurgia é muito utilizada na produção de alumínio, cobre, magnésio, níquel e zinco, mas também pode ser utilizada para outros metais.

Hidrometalurgia
É uma técnica que separa o mineral da ganga a partir de reações de quebra do minério em um meio aquoso. É muito utilizada na extração de cobre e de ouro.

Desaguamento

É o processo que retira a água do minério, para obter um produto de baixa umidade. Podem ser feitas: sedimentação, filtragem, centrifugação e secagem.

Disposição dos rejeitos

É o processo de deposição dos materiais de baixo interesse em um local reservado e seguro. Isto evita que haja contaminação dos solos e rios.

Por que beneficiar?

Nem sempre os minerais de interesse para a indústria são encontrados sozinhos ou com as características físicas desejadas. Isto ocorre porque os processos formadores das jazidas e o clima, interferem nas características e na distribuição do minério. Então, o beneficiamento, impacta diretamente no aproveitamento mineral, influenciando na economia da reserva.
Outro fator importante é o fato de que, um bom processo de beneficiamento, diminui o impacto ambiental. Isto se deve ao fato de que, ao beneficiar, menos rejeito é gerado, pois o aproveitamento mineral é maior.

Na Minas Jr. fazemos o serviço de otimização de rotas de beneficiamento, estudando a melhor forma de aproveitamento do seu minério.

Autora: Mariana Bernardes

Gostou do conteúdo? Entre em contato conosco aqui, por meio de nossos telefones (31)34091033/ (31) 97167-5141 ou por e-mail minasjr@minasjr.com.br e veja o que podemos fazer por você!