Minas Júnior Consultoria Mineral

Cerâmica na sociedade

Cerâmica sendo moldada

A cerâmica, material artificial mais antigo produzido pelo homem, teve sua origem a partir da necessidade do ser humano, durante o período neolítico, em guardar água, alimentos e o que sobrava das colheitas. Para isso, começaram a moldar manualmente o barro para que, posteriormente, virassem recipientes resistentes e impermeáveis.

Além da utilização para fabricação de vasilhas de uso doméstico e comercial, a cerâmica foi implantada na construção de casas, urnas funerárias e também como superfície para escrita. Outra aplicação desse antigo material está na arte, em que são produzidas desde peças decorativas até artefatos para uso na construção civil.

O que é a cerâmica?

A cerâmica é o produto obtido a partir do cozimento da argila. O barro é misturado com a água, de modo que seja possível manipular o material em diferentes formatos para que, posteriormente, essa mistura seja colocada em fornos para ser solidificada. São materiais de natureza inorgânica, sólida e não metálica.

Classificação das cerâmicas

Existem dois grandes grupos de cerâmicas: a Tradicional e a Avançada. A primeira é utilizada em revestimentos como tijolos, azulejos, e recipientes em geral. A segunda é destinada para o uso no setor da engenharia, tendo um estado maior de pureza.

Dependendo da forma como são produzidas e da composição, é possível classificar as cerâmicas em:

-Terracota: material de base argilosa, com baixa resistência mecânica, alta porosidade e uma coloração alaranjada.

-Vidrada: material impermeável, com qualidades técnicas superiores à da terracota. Apresenta imensa variedade de decorações, cores e texturas a serem utilizadas.

-Grês: produto fabricado em altas temperaturas, com elevada dureza e densidade.

Exército chinês feito em terracota

Importância da cerâmica

A cerâmica é um dos materiais mais abundantes no dia a dia dos seres humanos. Encontrada principalmente em residências como material de decoração, está presente também na bioquímica, em implantes dentários; na fabricação de sonares e capacitores; usada como ferramenta de corte; na produção de combustíveis no setor nuclear e em diversas outras áreas. Por ter se tornado mais popular após a Segunda Guerra Mundial, os preços do material ficaram mais acessíveis e mais tecnologias foram desenvolvidas para o setor.

Principais Tipos de cerâmica

Industrial

A Cerâmica Industrial possui maior resistência a oxidação e corrosão do que o plástico, por exemplo. É mais rígida e apresenta grande força em situações de pressão e flexão. É um material condutor e tem elevado ponto de fusão. Tais características são obtidas a partir da matéria-prima utilizada, um material sintético. As principais aplicações se dão em tijolos, telhas e azulejos.

Parede de tijolos

Técnica

A Cerâmica Técnica é aplicada em diversos setores industriais por possuir grande durabilidade e resistência, além de um bom custo-benefício. Também conhecida como cerâmica de engenharia, é obtida na fabricação de peças através de equipamentos que combinem as diversas matérias-primas. É utilizada principalmente no setor automobilístico, em peças para motores.

Outros tipos de cerâmica

Avançada

A Cerâmica Avançada utiliza materiais com maior índice de pureza para sua confecção. Esse produto apresenta resistência à corrosão, variações do tempo, choque mecânicos, entre outros, sendo assim, ele oferece maior durabilidade. É produzida a partir de óxidos, carbonetos e das Terras Raras, sendo sua aplicação destinada a diversos segmentos do mercado. Além disso, tem um excelente custo-benefício

LTCC (eletrônica)

A Cerâmica Eletrônica (Cerâmica de Baixa Temperatura de Sintetização), utilizada principalmente em circuitos eletrônicos, é produzida a partir da combinação com metais altamente condutores como ouro e prata, o que fornece a esse tipo de cerâmica qualidades mecânicas e elétricas que permitem a sua aplicação em dispositivos minúsculos, como sensores e atuadores.

A indústria da cerâmica no Brasil

O Brasil é um dos maiores produtores e consumidores de cerâmica no mundo. No ano de 2018, a produção de revestimentos cerâmicos atingiu cerca de 790 milhões de m², de acordo com a Associação Nacional dos Fabricantes de Cerâmica, sendo o terceiro maior produtor do mundo. O aquecimento da indústria da construção civil tende a manter esse cenário favorável para o setor da cerâmica no país, desse modo, gerando milhares de empregos e um elevado faturamento.

A indústria da Cerâmica se mantém firme no mercado, uma vez que a demanda por esse tipo de material está longe de acabar. Presente a milênios na vida dos seres humanos, a cerâmica continuará fazendo parte do dia a dia das pessoas, mantendo suas diversas aplicações e se mostrando um produto altamente versátil.

 

Autor: Breno Palhares

Gostou do texto? Confira outros conteúdos em nosso blog e conheça os serviços! Entre em contato conosco por meio de nosso (31) 3409-1033, e-mail minasjr@minasjr.com.br ou redes sociais facebook e instagram, e veja o que podemos fazer por você!