Minas Júnior Consultoria Mineral

Minerais Industriais e seus Usos

Você conseguiria imaginar o mundo sem a tecnologia, meios de transporte ou construções em geral? E saberia dizer para que servem os minerais e as rochas presentes no nosso planeta?

Sem a exploração de recursos minerais, o mundo com certeza não seria como é hoje. Desse modo, os minerais influenciam diretamente a vida e o desenvolvimento de um país, e necessita-se de proporções cada vez maiores destes para atender as necessidades da população crescente. As construções monumentais, a evolução tecnológica e científica, os meios de comunicação, nada disso seria igual. Portanto, é uma tarefa árdua pensar em nosso cotidiano sem tais elementos, considerados benefícios do progresso das civilizações.

Os minerais são utilizados como matérias-primas em diversas áreas, desde atividades agrícolas até industriais, englobando a construção civil, o cultivo da terra, a indústria metalúrgica e química, entre outros. Assim, até mesmo o mais simples dos produtos faz uso de minerais, desde o início de sua produção até o insumo final. Separam-se, na indústria mineral, os minerais e minérios em três classes: metálicos, não metálicos e energéticos.

Os minerais industriais (RMI) são todas as rochas e minerais, inclusive os sintéticos, que por suas propriedades físicas e químicas podem ter utilização nas áreas citadas acima, e em muitas outras. Dessa forma, classificam-se os RMI em grupos ou categorias, de acordo com suas respectivas aplicações finais. Dentre estas, temos citados abaixo os usos das rochas e minerais industriais.

Além disso, na construção civil, os minerais podem ser utilizados como agregados para brita (argilas, areias, seixos e diferentes tipos de rochas) e aditivos convencionais e alternativos para cimento e cal (argila, calcário e gipsita). Já as rochas têm uso como ornamentação e revestimento.

 

   

Britas
Argila

Agrominerais

Na indústria agromineral, os insumos minerais são empregados como fertilizantes, com a função principal de devolução dos nutrientes já absorvidos pelas plantas e que não são restituídos no solo, além do uso na fabricação de ração animal. Dentre eles, fosfato, calcário, sais de potássio, enxofre, flogopita e muitos outros.

Fluorapatita – Copyright: Verrier.Frédéric

Químicos

As utilizações na indústria química são diversas. O mineral enxofre, por exemplo, pode ser utilizado no setor petroquímico, papel e celulose.

A barita, além de ser a fonte mais importante de obtenção do bário metálico, é utilizada como agente seladora na lama de perfuração nas indústrias de petróleo e gás, além de servir para preparação de tintas e pigmentos.

Enxofre

Cerâmicos

Quando tratamos dos cerâmicos, o domínio é dos argilominerais, como a argila e o caulim. Os argilominerais são aluminossilicatos formados a partir do intemperismo de minerais silicáticos, como os feldspatos, e suas utilizações são diversas. Além deles, os minerais quartzo, feldspatos, e talco são muito utilizados nessa indústria.

Isolantes

Os minerais isolantes são resistentes à temperaturas elevadas e choques térmicos, devido ao seu baixo coeficiente de condutibilidade térmica, e por seu baixo coeficiente de dilatação. Os isolantes utilizados principalmente para retardar o fluxo de calor, conservar a energia em determinados processos, e também auxiliam na proteção do meio ambiente, reduzindo as emissões de gases efeito estufa diversos.

Dentre eles, podemos citar o amianto (ou asbesto) e a muscovita, pela grande utilização na indústria.

Muscovita

Abrasivos

Os minerais abrasivos são empregados para desgastar, polir, ou limpar outros materiais. Estes minerais possuem dureza elevada, característica essencial a fim de que a abrasão seja eficiente e atinja os objetivos desejados. Dentre eles, estão o diamante, a granada, o coríndon e o quartzo. Mas não se assuste: geralmente, o diamante utilizado para abrasão é o sintético, produzido majoritariamente para fins industriais!

Quartzo

UFA! São muitos os minerais e os seus usos, não é mesmo? E pensar que existem muitos mais…! Estamos tão habituados com a nossa rotina, que não percebemos ou paramos para pensar na importância dos recursos minerais presentes no nosso planeta Terra. Cabe a todos nós cuidar e utilizar com responsabilidade os insumos aos quais temos acesso, a fim de que as reservas perdurem e nossa estadia se dê de maneira sustentável!

Para mais informações sobre minerais e seus usos acompanhe nossas postagens do mineral da semana!

Autora: Anna Luíza Rocha

Gostou do texto? Confira outros conteúdos em nosso blog e conheça os serviços! Entre em contato conosco por meio de nosso (31) 97167-5141, e-mail minasjr@minasjr.com.br ou redes sociais facebook e instagram, e veja o que podemos fazer por você!