Minas Júnior Consultoria Mineral

Você sabia que o Parque das Mangabeiras é um fechamento de mina?

O projeto de uma mina inclui desde a fase dos estudos de viabilidade econômica até o fechamento de mina. Esta última etapa trata do legado pós mineração e é muito importante, pois inclui a reabilitação e o uso futuro da área impactada pelo empreendimento.
A região do Parque Municipal das Mangabeiras, parque da cidade de Belo Horizonte e a maior área verde da capital mineira. Ela já foi uma mina da qual a antiga empresa de mineração – Ferrobel – extraiu minério de ferro entre as décadas de 1960 e 1970. Ainda hoje existe um britador usado nessa época, presente na Praça de Eventos.

Reabilitação

Após a descomissionamento – desativação da infraestrutura e serviços associados à produção do empreendimento minerário – da mina foi iniciado um projeto paisagístico do local. Assim, foi elaborado por Roberto Burle Marx e sua equipe resultando na inauguração do parque, em 1982, como um local de preservação e pesquisa ambiental aberto ao público. Dessa forma, a paisagem verde atual foi resultado da revegetação de Cerrado, Mata Atlântica e Campos de Altitude. 

O parque hoje em dia

Esse projeto de recuperação ambiental é um bom exemplo de convivência da atividade econômica com as reservas de fauna e flora em Minas Gerais. Portanto, hoje o espaço é habitado por mais de 150 espécies de aves e variedades de répteis e anfíbios e 30 tipos de mamíferos. Além disso, é possível avistar micos, gambás, esquilos e quatis. Com uma área de 2,8 milhões de m² possui uma flora variada, que reúne bromélias, jequitibá, gabiroba entre várias outras espécies. A paisagem está localizada a mais de mil metros de altura, em um dos pontos mais altos de Belo Horizonte.  Ademais, conta com quiosques, quadras poliesportivas, brinquedos para crianças e arenas para shows e teatros. Para saber mais sobre fechamento de mina nos dias atuais. Confira no link.

Gostou do conteúdo? Entre em contato conosco aqui, por meio de nossos telefones (31)34091033/ (31) 97167-5141 ou por e-mail minasjr@minasjr.com.br e veja o que podemos fazer por você!