Minas Júnior Consultoria Mineral

Quais os fatores que influenciam o preço do minério?

Minérios geralmente são materiais cotados como commodities, ou seja, seu preço é determinado pelo mercado mundial e não por sua marca ou empresa que o produz. Já que são indispensáveis para o desenvolvimento dos países e da sobrevivência humana. Leia aqui sobre a importância das commodities. Dessa forma, seu preço varia de acordo com variados fatores, além do clássico modelo oferta e demanda. Assim, as empresas que participam desse mercado têm de aceitar o preço do minério dado a mercadoria com pouco ou nenhum poder para negociar cotações diferentes.

Com esse texto, abordaremos alguns aspectos que determinam o preço das substâncias minerais comercializáveis, que usualmente não são de conhecimento comum.

O que são commodities minerais (hard commodity)?

Commodities, em português comótides, são produtos classificados como matérias-prima ou com pequeno grau de industrialização. São produzidos em grande quantidade e seu armazenamento por longo período de tempo, não altera sua qualidade. Essas mercadorias são classificadas como soft commodities (bens cultivados, como soja e café) e hard commodities (bens extraídos ou minerados, como as commodities minerais).

 

A cotação das commodities influencia a forma com que os investidores movimentam o mercado. Preço de algumas commodities minerais. Fonte: pixabay.com

 

As commodities minerais estão entre as mais negociadas no mundo, por serem produtos bastante utilizados em diversos setores. Incluindo desde tecnologia a agricultura (como é o caso de minerais usados para fertilizantes). São exemplos de commodities minerais: cobre, ouro, zinco, ferro, níquel, prata, petróleo, calcário agrícola, agregados para construção civil dentre outros.

Fatores que influenciam no preço de minério

Por pertencer ao setor de mineração, os fatores que determinam o preço do minério geralmente são pouco conhecidos. Condições mais óbvias, como as climáticas, não alteram diretamente no custo dessa mercadoria. Além disso, os métodos de extração e beneficiamento mudam de acordo com o tipo de minério. Dessa forma, as variáveis são diversas, como: logística, custo de produção, tarifas portuárias, fatores políticos dentre outros.

Demanda e oferta

Quando a procura de um produto é muito maior que sua oferta, seu valor no mercado tende a subir e quando o inverso ocorre, ou seja, sua oferta é muito maior que a demanda, é natural que seu preço diminua. Fatores como carência de reservas e problemas na logística levam ao desequilíbrio entre oferta e demanda das commodities minerais, em consequência disso, há grandes variações de preço.

Operação de lavra (mina)

Antes de transformar o minério em dinheiro, é preciso analisar se é economicamente viável a lavra, ou seja, o conjunto de operações que vão desde a extração do minério até seu beneficiamento. Para isso é necessário planejar a curto, médio e longo prazo o que será realizado na mina, como qual método de lavra será usado, a preparação de mina (antes de começar a produção), investimentos, custos operacionais, avaliar a quantidade de minério em vista do produto não utilizável (estéril) e os limites da cava a ser feita, são alguns exemplos.

 

Considerar a ruptura da rocha por explosivos. E o tipo de método de desmonte a ser utilizado, são atividades de operação da lavra. Preparação dos explosivos para realização do desmonte. Fonte: pixabay.com

 

Nesse planejamento é importante levar em consideração a demanda do mercado, isto é, não se produz primeiro para vender depois. Já que os preços das commodities oscilam muito, um investimento sem considerar a situação do mercado pode ser arriscado.

Planta de beneficiamento

O beneficiamento do minério se trata de procedimentos fundamentais para que o produto possa ser utilizado na indústria. Durante o planejamento de lavra deve-se avaliar qual o método de beneficiamento melhor se encaixa nas demandas do mercado. Ao longo da planta de beneficiamento o produto passa por diversos processos como:

A fase de concentração é determinante no beneficiamento, pois define o teor do minério a ser vendido. Quanto maior o teor, mais alto o preço.

Você pode se informar para melhor compreender o que é a fase de beneficiamento aqui!

Transporte

Outro fator que também influencia no preço da commodity mineral é o transporte. A aquisição e manutenção dos equipamentos, tempo de carregamento e descarga e a distância média de transporte são condições cujo custo variam de minério para minério e interferem no preço final da mercadoria. Tais fatores podem ser previstos durante o planejamento da mina.

 

O transporte da área de extração para o beneficiamento e/ou estocagem temporária, são custos consideráveis. Transporte de minério de ferro por correia transportadora. Fonte: pixabay.com

 

Já problemas como a disponibilidade de equipamentos, que não podem ser calculados, afetam na oferta do produto e, novamente, o preço da commodity pode variar pelo modelo oferta e demanda.

Fatores políticos

Trâmites administrativos também contribuem na variação do valor da commodity mineral. A facilidade de exportação determinada pelas relações internacionais, tarifas portuárias e até a legislação do país exportador. Por exemplo se a moeda local desvaloriza o valor do minério fica mais baixo, em consequência disso, mais do produto é consumido no mercado.  

Percepção do consumidor

Atualmente é o consumidor quem dita as regras e mostra as exigências e prioridades em um produto. Por isso, muito além de vender o minério, a empresa deve produzi-lo com qualidade. Fatores como a forma de lavra, beneficiamento, impacto ambiental e impacto social. Além de interferir na qualidade do minério a ser vendido, interfere também na percepção do consumidor. A maneira com que o cliente identifica o produto é determinante para a popularidade deste.

Concorrência com outros minerais ou materiais

Alguns minerais podem ser substituídos e, por isso, não é interessante gastar energia em sua extração, beneficiamento e venda, como é o caso do nióbio. Um metal que, somado ao ferro, produz uma liga muito forte e maleável. Ideal para confecção de foguetes, turbinas de avião e pontes, por exemplo.

O Brasil detém 98% das reservas de nióbio do mundo e em 2014 respondeu por 94% da produção global. Mas a tonelada do metal é vendida por aproximadamente de U$ 25 mil, preço relativamente baixo. Isso ocorre porque o nióbio não é imprescindível: a liga vanádio + tântalo + titânio + molibdênio pode o substituir, tendo características semelhantes. Logo não é economicamente viável aumentar o valor desse minério, tendo em vista que o mercado optaria pelo seu concorrente.

Leia aqui porque o nióbio não é uma fonte de riqueza para o país!

Por que o preço do minério sobe quando existem desastres relacionados a este.

Embora o preço das ações das empresas caia, como ocorreu após os desastres de Mariana e Brumadinho, o valor do minério aumenta. No rompimento da barragem I da mina Córrego do Feijão em Brumadinho, o preço da commodity de ferro subiu mais de 10%. Eventos como esse ocorrem devido à queda de produção do minério: pela lei da oferta e demanda, a diminuição da disponibilidade do minério leva a disparada nos preços.

A dependência do país da extração de commodities

Por possuir um território extenso e rico em diverso recursos naturais, o Brasil é destaque na produção de commodities, que representam mais de 60% da exportação do país. Destes, 25% são commodities minerais e dentre os principais minérios estão o minério de ferro e a bauxita (alumínio).
O país é o segundo maior exportador de ferro e o terceiro maior de bauxita, o setor mineral contribui positivamente para a balança comercial brasileira. Consequentemente, nossa economia depende da extração de commodities e é fortemente influenciada pelo mercado global.

Autor(a): Mariana Barbosa

Gostou do texto? Confira outros conteúdos em nosso blog e conheça nossos serviços! Entre em contato conosco por meio de nosso telefone (31) 3409-1033 / (31) 97167-5141, e-mail minasjr@minasjr.com.br ou redes sociais facebook e instagram, e veja o que podemos fazer por você!