class="post-template-default single single-post postid-4269 single-format-standard _masterslider _ms_version_3.7.1 elementor-default elementor-kit-11209">

Commodities: Você entende o que são e qual a sua importância?

 

Provavelmente em algum momento, seja em noticiários ou em artigos sobre economia, você já ouviu falar sobre alguma commodity, mesmo não sabendo que se tratava disso. De fundamental importância para a economia brasileira (e mundial!), entre as principais commodities nacionais estão, por exemplo, milho, soja, carne, minério de ferro, petróleo, e inúmeras outras matérias-primas que se enquadram na categoria.

 

O que são Commodities?

 

São mercadorias em estado bruto, ou de simples industrialização, negociadas em escala mundial. O termo vem do inglês, e originalmente significa mercadoria. Além disso, são aqueles produtos que funcionam como matéria-prima, podendo, geralmente, ser estocados por um determinado período de tempo sem que haja perda de qualidade.

Em termos gerais, algumas características que definem uma commodity são:

  • Produtos de origem primária;
  • Grande importância mundial;
  • Pequeno grau de industrialização;
  • Produção em larga escala;
  • Comercialização mundial;
  • Qualidade e características uniformes de produção, sem diferenciação de marca;
  • Podem ser estocadas sem perda de qualidade.

johny-goerend-393401-unsplash

Quais são os tipos de commodities?

 

Eles podem ser divididos em quatro grandes categorias:

  • Agrícolas: incluem os produtos provenientes do agronegócio, por exemplo, soja, milho, café, trigo, açúcar, etc.
  • Minerais: reúnem diversos bens minerais que são extraídos ou produzidos, por exemplo, petróleo, minério de ferro, ouro, prata, alumínio, níquel, gás natural, etanol, etc.
  • Financeiras: incluem as moedas negociadas em vários mercados, por exemplo, dólar, euro, libra, real, etc. Nessa categoria também estão inclusos os títulos públicos do governo federal.
  • Ambientais: relacionados com o ambiente, elas englobam diversos recursos naturais como a água, madeira, créditos de carbono, energia, etc.

Qual a sua importância?

 

A influência desses produtos é fundamental no comportamento de determinados setores econômicos, ou até mesmo da economia como um todo. Sendo assim, as oscilações em seus preços influenciam outras atividades, como a industria e o comércio, que contarão com matérias-primas mais caras ou mais baratas para a produção e comercialização de suas mercadorias. Com isso, atualmente a exportação de commodities representa 6,8% do PIB brasileiro.

Dessa maneira, o preço das commodities é determinado pelo mercado mundial como uma consequência da oferta e demanda. Como exemplo, houve altas sucessivas do petróleo nos anos 1970 motivadas por razões políticas e que geraram uma profunda crise estrutural no cerne do sistema capitalista.

Quando uma determinada matéria-prima ou mercadoria é considerada como uma commodity, ela passa a ter o seu preço gerido não pelo valor estipulado na produção, mas sim pela sua cotação no mercado, geralmente nas grandes bolsas de valores. Sendo assim, se o preço do minério de ferro elevar-se no mercado externo por escassez na produção mundial, o Brasil, por exemplo, mesmo que muito o produza, terá um aumento nos preços do produto, principalmente para a exportação, lucrando, teoricamente, mais com isso. Ainda assim, quando o país produz determinado produto, quando o valor e a demanda sobem no mercado mundial, a economia interna é afetada.

jake-sloop-398895-unsplash

Principais exportações brasileiras

 

  1. Minérios. São responsável por 17,3% do total das exportações brasileiras.
  2. Combustíveis, em especial o petróleo bruto. 12,1% das vendas brasileiras são desses produtos.
  3. Soja. O grão representa 9,4% das exportações do Brasil.

 

No ranking estadual, São Paulo é responsável pela maior parte de nossas exportações: 23,4%. Em segundo lugar aparece Minas Gerais, com 16,17%, enquanto Rio de Janeiro aparece em terceiro, com 11,5% do total de exportações.

 

Commodities Minerais (hard commodity)

mariusz-prusaczyk-185176-unsplash

Os commodities de extração ou minerais são denominados hard commodities estão entre as mercadorias mais negociadas.

 

    • Minério de Ferro: Além do petróleo, é o principal minério destinado à exportação, sendo sua extração feita principalmente em Minas Gerais, no Quadrilátero Ferrífero; no Pará, na Serra dos Carajás; e no Mato Grosso do Sul, no Maciço do Urucum. O país ocupa o segundo lugar na produção desse minério em nível mundial;
    • Minério de Bauxita (Alumínio): O Brasil é o terceiro maior em escala mundial. Extraída na Serra do Oriximiná, no Pará, este estado é o principal produtor e abriga a maior concentração desse minério no país;
    • Minério de manganês: Sua extração também é de grande relevância para a economia brasileira, ocupando o terceiro lugar da produção mundial. As jazidas principais encontram-se na Serra dos Carajás, Quadrilátero Ferrífero e Maciço do Urucum;

 

  • Nióbio: O Brasil possui a maior reserva mundial conhecida de Nióbio do mundo, sendo, também, o maior produtor. Os estados de Minas Gerais e Goiás respondem por quase toda a sua produção (leia mais sobre neste texto).

 

 

Além destes, o Brasil exporta diversos outros minérios, como chumbo, cobre, cromo, entre outros, mas com menor participação percentual econômica. O ouro também é um dos bens minerais exportados pelo Brasil.

Dá para investir em commodities?

 

chris-liverani-552652-unsplash

Sim! É no Mercado Futuro que são comprados e vendidos os contratos de venda de mercadorias, sendo onde você negocia a compra e venda de contratos de produtos que ainda irão ser plantados, colhidos e vendidos. A negociação no Brasil ocorre por meio do sistema da BM&FBovespa (Bolsa de valores, Mercadorias e Futuros).

É possível comprar e vender commodities no mundo inteiro, uma vez que são produtos equivalentes em qualquer lugar. As negociações acontecem por meio de contratos fechados de determinadas mercadorias. Ao adquirir determinado contrato de algum produto, você possui o direito na data de vencimento de adquirir o montante do produto que está descrito no seu contrato pelo preço combinado no dia da compra. O dólar é a moeda mais utilizada nas negociações.

A compreensão de um termo básico da economia como esse, é importante para se entender o funcionamento do panorama comercial e produtivo do país e do mundo. Atentar-se as cotações dos preços dos commodities é fundamental para aqueles que atuam na produção, transformação e distribuição de mercadorias.

Gostou do texto? Confira outros conteúdos em nosso blog e conheça os serviços! Entre em contato conosco por meio de nosso (31) 97167-5141, e-mail minasjr@minasjr.com.br ou redes sociais facebook e instagram, e veja o que podemos fazer por você!

5 comments on “Commodities: Você entende o que são e qual a sua importância?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Your browser is out of date. It has security vulnerabilities and may not display all features on this site and other sites.

Please update your browser using one of modern browsers (Google Chrome, Opera, Firefox, IE 10).

X