Minas Júnior Consultoria Mineral

Você conhece a hipótese da Terra Bola de Neve?

Imagem representativa que mostra a Terra coberta por gelo.

Imagem representativa da Terra Bola de Neve. Autor desconhecido.

A Terra Bola de Neve é uma hipótese elaboradas pelos Geólogos Kirschvink, Hoffman e Schrag em 1992 e 2000. Ela sugere que a Terra esteve completamente coberta de gelo durante o Éon Proterozoico, há 2220 milhões de anos.

Quais evidências foram utilizadas para elaboração da hipótese?

A hipótese foi proposta para tentar explicar as evidências geológicas da possível presença de glaciares em baixas latitudes e consequentemente nos trópicos. As evidências geológicas mais favoráveis a hipótese são:

Parque Geológico do Varvito – Por Webysther – Obra do próprio (CC BY-SA 4.0).

E como a Terra ficou totalmente congelada?

Algumas hipóteses foram formuladas para tentar explicar qual foi o gatilho para a glaciação global, as mais interessantes e criativas são:

Por Jan-Pieter Nap – Obra própria do carregador original (CC BY-SA 3.0)

Como a Terra saiu do congelamento total?

O degelo da superfície terrestre de seu período de congelamento total também é especulado por hipóteses, apresentaremos novamente as mais interessantes e criativas:

Qual foi a consequência para a Terra deste congelamento?

Independente das causas de congelamento e degelo da hipótese da Terra Bola de Neve, a transição desta evoca uma das mudanças climáticas mais extremas da história da Terra. Essas mudanças poderiam ter levado a diversificação e complexidade das formas de vida que deram início aos períodos Ediacarano e Cambriano, respectivamente a 600 e 540 milhões de anos atrás.

Reconstituição paleoartística do que seria a Fauna de Ediacara. Vitrine do Smithsonian Museum, Washington, DC.

A Terra Bola de Neve pode ocorrer novamente?

Enfim, as possibilidades de ocorrência de uma nova Terra Bola de Neve são improváveis devido ao aumento da incidência de radiação solar (causado pela evolução estelar do Sol). Isto evidencia um aumento da temperatura média global.

Embora ainda existam hipóteses contrarias como a de que o impacto de um meteorito de grande proporção (maior do que 10 Km de diâmetro) e a atual configuração dos continentes (corrente marítimas e atmosféricas) que fazem uma má homogeneização de sua temperatura média, permitiriam um congelamento total.

Autor: Robert Correia

Gostou do texto? Confira outros conteúdos em nosso blog e conheça nossos serviços! Entre em contato conosco por meio de nossos telefones (31) 3409-1033 / (31) 97167-5141, e-mail minasjr@minasjr.com.br ou redes sociais facebook e instagram, e veja o que podemos fazer por você!