Minas Júnior Consultoria Mineral

A Riqueza Mineral do Nordeste Brasileiro

Representação das riquezas do nordeste

Representação das riquezas do nordeste. Fonte: Unsplash.

O Nordeste brasileiro é muito conhecido pelas suas praias e paisagens exuberantes, comidas típicas e cultura marcante. Outra questão relevante desta região é a sua economia, a qual é bem dinâmica, já que tem como base o turismo, a agricultura, a pecuária, o comércio e a indústria de recursos minerais. A riqueza mineral desta parte do Brasil é vasta, e dessa forma, tem grande contribuição para o desenvolvimento econômico da região.

Poucos se fala sobre o grande potencial mineral nordestino, mas, esta região é reconhecida pelas indústrias petrolíferas e de gás natural, por concentrar a maior produção de gesso de todo o país (95%) e por possuir diversos tipos de depósitos minerais. Dessa forma, vale citar a classe dos metálicos, não metálicos, gemas, metais preciosos e semipreciosos.  Assim, dentre as jazidas supracitadas, destacam-se pelo volume das reservas, pela quantidade e valor da produção mineral, a cromita, o ouro, o titânio, a pedra britada, a bentonita, o calcário, o fosfato, a gipsita, a magnesita, o potássio, as rochas ornamentais e o sal gema.

Principais Minerais Explorados no Nordeste Brasileiro

Atualmente, os principais recursos minerais explorados nesta região são Magnesita, Talco, Urânio e Ouro.

Magnesita e Talco

A princípio, os principais depósitos de Talco e Magnesita do Brasil estão localizados na Serra das Éguas, município de Brumado, no sudoeste da Bahia.

Serra das Éguas. Fonte: A História das minas de Magnesita em Brumado.

Dessa forma, encontra-se na região, a terceira maior mina de Magnesita a céu aberto do mundo, de onde é extraída matéria prima para produção de tijolos refratários e óxido de magnésio.

Mina de Magnesita. Fonte: A História das minas de Magnesita em Brumado.

Assim também, com relação ao talco, destacam-se as duas principais minas: Cabeceiras e Cordeiro, onde as reservas chegam a 3 milhões de toneladas. O método de lavra do talco também é a céu aberto. Usado, em especial, na indústria de plásticos; cosméticos e farmacêutica; alimentos; agronegócio e outros.

Urânio

Em Caetité, município localizado no sudoeste da Bahia, está localizado o polo de mineração de urânio  no país (INB Caetité) que possui, aproximadamente, 99,1 mil toneladas de urânio.

Urânio. Fonte: InfoEscola.

Em Caetité são realizadas as duas primeiras etapas do ciclo do combustível nuclear: a mineração e o beneficiamento do minério, que resulta no produto chamado concentrado de urânio ou yellowcake. Segundo a INB, de 2000 a 2015, produziu-se 3.750 toneladas de concentrado de urânio a partir da extração a céu aberto de uma dessas jazidas – Mina Cachoeira. Atualmente, está em andamento a retomada da produção de urânio com a nova mina – Mina do Engenho, na mesma região.

Mina de urânio. Fonte: BBC.

Ouro

Com relação ao Maranhão, destaca-se seus depósitos auríferos. O município maranhense Godofredo Viana possui depósitos auríferos  explorados por meio do garimpo desde o século XIX, principalmente na comunidade de Aurizona, que significa “zona do ouro”.

Zona do Ouro no município de Godofredo Viana. Fonte: MMANacional

Apenas recentemente, em 2010, que esta região ganhou uma mina de ouro – antes era apenas através do garimpo. E assim, essa ação atraiu diversas mineradoras em potencial para a região, inclusive a Equinox Gold, a qual estima uma extração de quatro toneladas por mês nos próximos sete anos, com a implantação de um moderno sistema mecanizado.

Mina de Ouro da Equinox Golg, Aurizona. Fonte: Brasil Mineral.

Bahia: Grande Produtor Mineral do Nordeste

A Bahia é um dos estados brasileiros mais promissores no que tange à mineração. Prova disso, é o fato dela ocupar, hoje, a 5ª posição em produção de minerais do país. Dos 417 municípios baianos, 134 possuem um solo propício de onde são extraídos 43 minerais distintos. A imagem abaixo demonstra a diversidade de recursos minerais ao longo do estado.

Principais recursos minerais da Bahia. Fonte: Correio24horas.

Em suma, os municípios que se destacam são: Itagibá, com produção de níquel; Jaguarari, onde se produz cobre; ouro em Jacobina, além de quartzo e feldspato nas cidades de Castro Alves, Santa Terezinha e Santo Antônio de Jesus. Além disso, o estado é o maior produtor de cromo, magnesita, diatomita e talco. Ademais, é o segundo maior produtor de bentonina, grafita e salgema. Contudo isso, ainda se destaca como um dos principais produtores de pedras preciosas, como esmeralda e ametista.

Atualmente, a indústria mineral é responsável por aproximadamente 2% do PIB da Bahia, sendo um grande colaborador do desenvolvimento econômico do estado. A fim de atender a demanda rápida dos novos investimentos, o governo investe em infraestrutura e verifica as condições do desenvolvimento sustentável, para que as empresas não causem danos à natureza e à população.

Novas evidências no Nordeste Brasileiro 

Recentemente, no Norte da Bahia, foram descobertas mineralizações promissoras de fosfato, ferro, ferro-titânio-vanádio, níquel-cobre-cobalto, ouro, metais base e terras raras. Em suma, a Província Metalogenética do Norte abriga essas mineralizações, mais especificamente na borda norte do Cráton São Francisco

Contudo, podemos dizer que a estrutura geológica da região relaciona-se a uma grande diversidade de ambiências geológicas e intrusões de corpos anorogênicos. Em outras palavras, é uma região reconhecida com grande potencial para mineralização. Em relação à exploração desta área, não se sabe ainda se será viável ou não. Para isso, é preciso realizar pesquisas complementares, e por fim, definir a viabilidade das explorações minerais.

Dessa forma, podemos perceber a  importância da região nordeste do país na produção de bens minerais, assim como, a sua potencialidade de novas descobertas. A riqueza do nordeste brasileiro está além das suas belas paisagens, e assim, um lugar que merece um olhar atento em vários âmbitos, inclusive, o de detentor de um grande potencial mineral!

Autor(a): Mariana Rosa Soares Corrêa

Gostou do texto? Confira outros conteúdos em nosso blog e conheça nossos serviços! Entre em contato conosco por meio de nosso telefone (31) 3409-1033 / (31) 97167-5141, e-mail minasjr@minasjr.com.br ou redes sociais facebook e instagram, e veja o que podemos fazer por você.