class="post-template-default single single-post postid-170506 single-format-standard _masterslider _ms_version_3.7.1 elementor-default elementor-kit-11209">

Novo mineral na área, Kernowite é o nome dele

kernowite
 

Sabe-se que é muito comum o encontro de novos minerais ao redor do mundo e o registro deles. Porém, a novidade da vez chamou demais a atenção de um grupo de mineralogistas após a descoberta de um mineral que foi chamado de “Kernowite”.  

A descoberta

O que diferenciou essa descoberta de outras comuns, foi que esse mineral foi encontrado em uma rocha extraída há 220 anos na Inglaterra. Sendo assim, essa rocha era mantida conservada pelo Museu de História Natural de Londres desde 1964. Um grupo liderado pelo Mineralogista Mike Rumsey, o qual realizava pesquisas para o Museu de  História Natural (NHM), encontrou esse material enquanto estudava uma rocha retirada da mina Wheal Gorland no vilarejo de St Day. 

O vilarejo de St Day fica na região Cornualha, esta, conhecida mundialmente pelas suas reservas minerais, apresenta status no patrimônio mundial da união pela sua  importante história na mineração. 

De acordo com Rumsey, muitos geólogos e garimpeiros vasculharam a área ao longo de muitos séculos, em busca de algum material com valor econômico elevado. Para ele, foi incrível que em 2020 ocorreu essa identificação de um novo mineral na rocha, visto que essa pequena amostra serviu como uma documentação histórica. Além disso, permitiu que fosse realizada essa pesquisa depois de anos da retirada, já que a área (a mina de onde saiu esse material) já se encontra coberta por habitações e não é possível acessá-la na atualidade. 

A partir dessa constatação é possível entender a nomenclatura do mineral. Ela foi uma homenagem a “Kernow”, palavra do idioma córnico original da região da Cornualha. 

cornwall
Kernow – Cornualha. Fonte: ConrwallUK.

Características

Tendo em vista essas informações, é possível descrever as características desse mineral. O “Kernowite” tem fórmula Cu2Fe(AsO4)(OH)4 · 4H2O, apresenta uma cor verde esmeralda e cristais de largura de 1 cm. Seu sistema cristalino é do tipo monoclínico.  

kernowite
Kernowite. Fonte: Mindat.

A princípio pensaram que ele seria uma variação de um outro mineral, chamado Liroconito. Este é bem valorizado no mundo todo pela sua cor azul e raridade, desejo de muitos colecionadores. Ambos apresentam o cátion Fe3+. Entretanto, Rumsey e sua equipe percebeu que aquilo era sobre materiais de composições químicas diferentes. 

licoronite
Licoronito. Fonte: Mindat.

Resultados científicos

A descoberta do Kernowite foi verificada e registrada pela Associação Internacional de Mineralogia e esse novo tipo será publicado esse ano na Mineralogical Magazine, importante revista especializada.  

Atualmente, o material se encontra no patrimônio da coleção mineralógica depositada no Museu De História Natural de Londres. A coleção de minerais é uma das mais importantes e abrangentes desse tipo no mundo, contendo cerca de 185 mil espécimes. 

Ainda não se sabe se existem mais depósitos desse mineral no local, devido à ocupação urbana, se tornou inviável a realização de pesquisa na mina já fechada de Wheal Gorland. Porém os pesquisadores, geólogos e mineralogistas agora podem acessar a informação da existência desse mineral no banco de dados da União e, quem sabe, encontrar jazidas em outras partes do planeta.  

Portanto, a ocasião de encontrar um novo material é extraordinária! Ainda é um retrato histórico dos processos geológicos da região, que nos põe para pensar sobre a quantidade de recursos que ainda podem ser explorados e encontrados através do mundo. Além disso, trata-se de um local que foi marco importante na mineração e hoje já se encontra fora de uso, sendo um passo importantíssimo no campo de pesquisa.

Sendo assim, é importante que descobertas como essa sejam divulgadas e datadas a instituições de pesquisas especializadas, uma vez que, o conhecimento intrínseco em uma simples amostra pode promover o que será a porta para futuras descobertas sobre reservas minerais no planeta.

 

 

Autora: Kethellen Feltran

Gostou do texto? Confira outros conteúdos em nosso blog e conheça nossos serviços! Entre em contato conosco por meio de nosso telefone (31) 3409-1033 / (31) 97167-5141, e-mail minasjr@minasjr.com.br ou redes sociais facebook e instagram, e veja o que podemos fazer por você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Your browser is out of date. It has security vulnerabilities and may not display all features on this site and other sites.

Please update your browser using one of modern browsers (Google Chrome, Opera, Firefox, IE 10).

X