class="post-template-default single single-post postid-4670 single-format-standard _masterslider _ms_version_3.7.1 elementor-default elementor-kit-11209">

As areias de Guarapari e a cura do câncer

Praia do Morro, em Guarapari
 

As areias pretas das praias capixabas são o tema de muito questionamento acerca de suas propriedades medicinais. Há dúvidas sobre seus possíveis benefícios e malefícios à saúde e ainda há muito o que se descobrir.

A composição das areias e a radiação

Essas areias são conhecidas nacionalmente pelo seu alto teor de radiação. Isto se deve ao mineral presente nelas, a Monazita, um fosfato de terras raras – elementos químicos radioativos da tabela periódica, tais como Cério, Lantânio, Neodímio, Thório. Esse mineral também confere a coloração escura característica das praias. Para saber mais sobre terras raras, leia Você sabe o que são Terras Raras?

Areias prestas de uma praia de Guarapari, no ES
Foto: Marcelo Moryan

A influência da radiação na população

A radiação das areias é comumente associada ao câncer. Alguns médicos afirmam que elas são benéficas, por possibilitarem ao organismo humano um contato maior, mas não tão significante, com a radiação. Isto o tornaria mais resistente a agentes mutagênicos que levariam ao câncer.

No entanto, outros consideram a radiação prejudicial. Isto porque as areias concentram um teor de radiação que não é comumente encontrado na natureza. Mas a verdade é que seus efeitos ainda são uma incógnita.
Muitas pessoas procuram as praias por acreditarem em suas propriedades positivas ao organismo.

Entretanto, em 2017, foi publicada no Departamento de Física da Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes) uma pesquisa que aponta resultados positivos sobre o assunto. Segundo o trabalho, a população feminina da cidade de Guarapari apresenta a menor ocorrência de câncer de mama do estado.

Se nos basearmos em pesquisas e indícios, a probabilidade de as areias serem benéficas ou não afetarem o corpo humano de alguma forma são maiores que de serem prejudiciais à saúde. Talvez seja um exagero afirmar que nas areias monazíticas estão a cura do câncer. Entretanto, podemos ser otimistas em pensar que nelas estão algumas chaves essências para que esse desafio seja alcançado.

Autor: Matheus Marlley

Gostou do texto? Confira outros conteúdos em nosso blog e conheça os serviços! Entre em contato conosco por meio de nosso (31) 97167-5141, e-mail minasjr@minasjr.com.br ou redes sociais facebook e instagram, e veja o que podemos fazer por você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Your browser is out of date. It has security vulnerabilities and may not display all features on this site and other sites.

Please update your browser using one of modern browsers (Google Chrome, Opera, Firefox, IE 10).

X