class="post-template-default single single-post postid-4380 single-format-standard _masterslider _ms_version_3.7.1 elementor-default elementor-kit-11209">

Mineração e a Vida Cotidiana

 

A humanidade pratica atividades mineradoras desde o início de sua civilização. Inicialmente, a busca por certos minerais e materiais rochosos servia para a confecção de utensílios, ferramentas e armas. Dessa forma, com a evolução do tempo e do conhecimento humano, foram surgindo novas aplicações e necessidades. Deste modo, essa atividade se desenvolveu, tornando-se essencial para o estilo de vida atual.
Ainda assim, muitas pessoas ainda veem a mineração como algo distante, desconhecido e afastado de suas vidas cotidianas. Você já pensou no tanto que a mineração está presente no seu dia a dia?

Os diversos produtos da mineração são largamente utilizados para os mais variados processos. Usamos em nosso dia-a-dia desde resultados diretos, como o computador ou o celular que você está usando, até mesmo produtos que têm o seu processo de produção envolvido com algum recurso minerário. Um exemplo é a produção de remédios, que necessita de máquinas e ferramentas que são feitas a partir do minério de ferro.

Mineração é TOP!

Vemos resultados da mineração fortemente empregados na área de eletrônicos, como: celulares, eletrodomésticos em geral, pilhas e baterias. Assim como no âmbito dos transportes, sendo componentes de carros, aviões, ônibus e até mesmo naves espaciais. Também na área da construção civil, sendo responsável pela estruturação de casas, escolas e hospitais. Além disso, a mineração também está presente no setor industrial, pois é a partir dela que uma diversidade de máquinas importantes para vários processos produtivos são  confeccionadas.

A imagem mostra o interior de uma usina de beneficiamento usada na mineração. No canto esquerdo temos vários cabos e alguns containers. No canto direito temos dois trabalhadores, com uma caçamba sendo erguida do canto direito pro centro.

Você sabia?

O que é obtido com a mineração pode ter os usos mais curiosos e inimagináveis possíveis.

O Quartzo possui uma propriedade chamada de piezoeletricidade.   Dessa maneira, o mineral desenvolve uma carga elétrica superficial ao ser pressionado em suas extremidades cristalinas.  Por isso, quando você ver escrito no seu relógio de pulso a palavra “quartz” é porque tem um cristal de quartzo alimentando a engrenagem.

Relógio antigo no centro da imagem, com dois sinos para o alarme na parte de cima do relógio. Ele é analógico, com os números grandes. Os ponteiros são pretos e a parte externa do relógio é dourada.

A Turmalina possui uma propriedade chamada de piroeletricidade.  Ela desenvolve cargas elétricas opostas em suas extremidades ao ser aquecida. Deste modo, ela tem sido usada em secadores e chapas de cabelo.

Por ser muito leve, o Molibdênio tem sido amplamente usado na confecção de quadros para bicicletas. Esse metal é extraído do mineral molibdenita.

Sendo assim, o Talco, além de ser usado no cuidado dos bebês, é usado para branquear o arroz que comemos.

A Caulinita é largamente utilizada na indústria de celulose, para branquear o papel que usamos diariamente.

E também, os mais diversos minerais, como o Coríndon (variedades Safira e Rubi), o Diamante e o Berilo (variedades esmeralda, água marinha, morganita) são usados em brincos, colares e anéis.

Autor: Henrique Rocha

Gostou do texto? Confira outros conteúdos em nosso blog e conheça os serviços! Entre em contato conosco por meio de nosso (31) 97167-5141, e-mail minasjr@minasjr.com.br ou redes sociais facebook e instagram, e veja o que podemos fazer por você!

1 comments on “Mineração e a Vida Cotidiana

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Your browser is out of date. It has security vulnerabilities and may not display all features on this site and other sites.

Please update your browser using one of modern browsers (Google Chrome, Opera, Firefox, IE 10).

X