class="post-template-default single single-post postid-5205 single-format-standard _masterslider _ms_version_3.7.1 elementor-default elementor-kit-11209">

Como aprender Mineralogia com Steven Universe

 

Recentemente a quinta temporada de Steven Universeda autora Rebecca Sugar acabou, e para os amantes de pedras preciosas, assistir a esse desenho pode ser uma ótima maneira de entreter as crianças e aprender um pouco sobre mineralogia. Mas como?

História

A animação conta a história de um menino chamado Steven Universo, que mora com as Crystal Gems, alienígenas humanoides – que são projeções de pedras preciosas – como dito pela personagem Pérola em um mini episódio da série. Steven, que é meio crystal gem e humano, tem aventuras com seus amigos e ajuda as Gems a proteger o planeta terra do mau.

Crystal gems sentadas sob areia, observando o mar.
Cena final da segunda abertura do desenho. Todos os direitos reservados a Cartoon Network.

Durante toda a série, o Steven vai entendendo quem ele é e sua história, já que ele é filho de pai humano com uma Gem, a Rose Quartz e isso o confere poderes que vão sendo explorados ao longo do desenho. Já o enredo se constrói sobre as consequências de uma rebelião iniciada por sua mãe, contra o domínio das Diamonds, as lideres de seu planeta natal.

As Crystal Gems

As Crystal Gems são todos os seres feitos de gemas do desenho, que são muito variados e levam nomes de minerais gemológicos verdadeiros.

As principais são Amethyst (Ametista), a Garnet (Granada) e a Pearl (Pérola). É interessante notar que as Crystal Gems tem uma correspondência entre suas formas minerais e seu jeito de ser.

Três integrantes gems da Crystal Gems.
Da esquerda para a direita: Pérola, Ametista e Granada. Todos os direitos reservados a Cartoon Network.

Primeiramente, temos a Pérola, uma personagem com o cuidado de uma mãe com Steven e delicada, assim como o mineraloide. As pérolas são peças esféricas retirados do interior de ostras ou mexilhões. Que consistem de um corpo estranho, que é envolto por uma substância composta principalmente por carbonato de cálcio. Uma vez que essa capa de cristais é criada, é utilizada pelo organismo para se proteger. Por esse motivo as pérolas são muito buscadas para compor peças caras de joalheria.

Já a Garnet é mais durona, assim como sua forma mineral, a granada. Esta compõe um grupo de minerais de silicato que tem como cores predominantes vermelho e preto. Estas são as cores predominantes de Garnet. Pela mineralogia, sua dureza está entre 6,5 e 7,5 na escala de mohs, característica que a torna a líder do grupo de Steven e a mais poderosa.

Por último, Ametista, personagem mais extrovertida e fácil de lidar do grupo. A ametista é uma variação violeta do quartzo e sua intensidade depende da quantidade de ferro que tem no mineral. Seu valor como pedra ornamental em forma de drusas, e até mesmo como joias é bem relevante.

As Diamonds

As Diamonds são os seres mais poderosos no mundo de Steven Universe, trazendo a referência da escala de mohs, onde os diamantes são os minerais mais duros. Elas comandam tudo e suas formas e cores realmente existem.

Quer saber mais sobre a escala de mohs e identificação de minerais? Acesse aqui.

Dessa maneira, temos as diamantes amarela, azul, branca e rosa. Essas cores, na vida real, vem de impurezas do diamante. Cores como o azul e o cinza vem do elemento boro. Enquanto a cor amarela pode vir de elementos como nitrogênio. Já o diamante branco, ou incolor é o mais puro e é formado somente pelo carbono.

Entenda aqui como são formados os diamantes.

Mural com as autoritárias diamantes de Steven Universe. A esquerda personagem Garnet como escala. Fonte: Autor Joe Johnston.

Existem outras cores que o diamante pode adquirir por diferentes motivos, mas isso é assunto para outra hora.

Além de tudo isso, as Diamonds têm suas características mais pessoais ligadas as suas cores. Podemos ver que a White Diamond é a mais forte e temida das Diamonds, já que é a mais pura, sem defeitos. As outras diamantes têm seus defeitos ou qualidades de acordo com suas cores. Isso vai sendo explorado pela série na forma de suas dores e segredos.

Mas afinal, como aprender sobre mineralogia com o desenho?

Além das Crystal Gems que vemos em todos os episódios, que são granada, ametista e pérola, temos uma enorme variedade de minerais. Ao longo da série aparecem minerais como Jaspe, peridoto, lápis-lazúli, opalas, topázios, entre outros.

O desenho é uma excelente maneira de colher nomes de minerais e gemas para saber mais sobre mineralogia. E, tendo em vista a personalidade do mineral no desenho e suas cores dá para imaginar o que você encontrará na vida real.

Para conhecer as gemas verdadeiras, podemos ir a museus, como o museu de Minas e Metais da Gerdau em Belo Horizonte, dedicado exclusivamente a questões relacionados a mineralogia. Outra opção é o museu de história natural da UFMG, que tem um seção inteira dedicada à geologia e aos minerais e gemas.

Autora: Gabriella Lorena

Gostou do texto? Confira outros conteúdos em nosso blog e conheça nossos serviços! Entre em contato conosco por meio de nossos telefones (31) 3409-1033 / (31) 97167-5141, e-mail minasjr@minasjr.com.br ou redes sociais facebook e instagram, e veja o que podemos fazer por você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Your browser is out of date. It has security vulnerabilities and may not display all features on this site and other sites.

Please update your browser using one of modern browsers (Google Chrome, Opera, Firefox, IE 10).

X