class="post-template-default single single-post postid-5016 single-format-standard _masterslider _ms_version_3.7.1 elementor-default elementor-kit-11209">

Como surgiram os continentes?

Mapa que contém o continente e sua divisão em placas tectônicas.
 

Nossa história começa há 200 milhões de anos, quando a terra – que era coberta de lava – já havia se esfriado e formado um só supercontinente: O Pangeia. Esse continente apareceu à medida que essa lava ia se esfriando e se agregando em estado sólido. Dessa forma, a atmosfera também se esfriava e o vapor de água nela se condensava até formar o oceano Pantalassa.

Porém, movimentos começaram a ocorrer e só então os continentes foram tomando a forma como são conhecidos hoje.

Como os continentes se partiram: A Deriva Continental

O Pangeia – continente mãe de todos os outros – teria se fragmentado há 130 milhões de anos em Laurásia (América do Norte e Eurásia) e Gondwana (América do Sul, África, Índia, Austrália e Antártida). Esse é conhecido como o período Triássico. A divisão continuou até há 84 milhões de anos, onde se formaram os continentes como os conhecemos hoje. A Laurásia se dividiu em América do Norte e Eurásia, e Gondwana se dividiu em América do Sul, África, Índia e Oceania.

Posteriormente a toda essa movimentação, se formaram os dobramentos modernos que conhecemos. A Índia se chocou com a Ásia formando a Cordilheira do Himalaia, onde fica o monte Everest – pico mais alto do mundo.

Vários quadros mostrando como os continentes foram divididos.
Desenvolvimento dos continentes até o presente. Imagem: Uol.

Esses movimentos que geraram os continentes estão reunidos em um teoria conhecida como a teoria da deriva continental. Ela foi apresentada pelo geólogo alemão Alfred Wegener em 1915, através de sua obra “A Origem dos Continentes e Oceanos”. Nela, ele afirma que todos os continentes um dia estiveram unidos em só um, o Pangeia.

Além disso, a divisão de continentes já havia sido estudada por outros cientistas, tais como Abraham Ortelius e Antonio Snider-Pellegrini. Mas foi apenas com Wegener que a ideia de movimento dos continentes foi considerada uma teoria científica.

Ortelius é considerado o pai do Atlas Moderno. Ele fez o primeiro Atlas Moderno: “Theatrum Orbis Terrarum” – uma obra desenhada à mão, com 139 mapas coloridos. O holandês foi o primeiro a sugerir que as Américas “foram rasgadas e afastadas da Europa e África por terremotos e inundações”, em 1596.

Antonio Snider-Pellegrini sugeriu dois mapas com sua versão de como as Américas e a África poderiam ter estados juntas, em 1858.

O Movimento das Placas Tectônicas

A Deriva Continental só foi possível por causa dos Movimentos das Placas Tectônicas. A terra é dividida em camadas até seu interior. A mais externa delas, a Litosfera – rígida e sólida –, é fragmentada em placas que deslizam sobre a Astenosfera – uma das camadas do manto. Essas placas colidem, convergem e se afastam de acordo com que se movem.

Movimentação da Litosfera em cima da Astenosfera.Imagem: Wikimedia Commons

As placas se desfazem onde convergem e novas são formadas onde se separam. É uma constante criação e destruição. É assim que acontecem os terremotos e vulcões. Essa é considerada a Teoria da Tectônica de Placas.

Mapa que contém o continente e sua divisão em placas tectônicas.
Mapa da divisão do continente em placas tectônicas. Mapa: Infoescola.

Pesquisadores indicam que em 250 milhões de anos os continentes se unirão novamente formando um único continente, assim como no começo: o Pangeia.

Autor: João Vítor Lasmar

Gostou do texto? Confira outros conteúdos em nosso blog e conheça nossos serviços! Entre em contato conosco por meio de nossos telefones (31) 3409-1033 / (31) 97167-5141, e-mail minasjr@minasjr.com.br ou redes sociais facebook e instagram, e veja o que podemos fazer por você!

3 comments on “Como surgiram os continentes?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Your browser is out of date. It has security vulnerabilities and may not display all features on this site and other sites.

Please update your browser using one of modern browsers (Google Chrome, Opera, Firefox, IE 10).

X