class="post-template-default single single-post postid-7934 single-format-standard _masterslider _ms_version_3.7.1 elementor-default elementor-kit-11209">

Geologia e Engenharia de Minas: Qual a relação?

 

A exploração ambiental é uma atividade natural dos seres humanos, mas com o tempo esse processo ficou mais abundante, o que não significa que isso pode somente acarraetar prejuízos ao meio ambiente. Para uma exploração sustentável dos recursos naturais, é preciso o constante estudo dos métodos de exploração bem como a origem do ambiente em que vivemos. Para isso surgiu a Geologia e a Engenharia de Minas, a seguir, será mostrado como o trabalho dos dois profissionais se complementam.

Como Geologia e Engenharia de Minas trabalham juntos?

Os geólogos e engenheiros de minas trabalham em diferentes etapas de uma pesquisa ou exploração mineral. Sendo assim, um não exclui o trabalho do outro nem se torna mais importante nas fases do projeto.

Geologia

Os profissionais de geologia estudam o planeta Terra desde sua formação até as evoluções que ocorreram até os dias de hoje. Como podemos ver, o campo de atuação de um geólogo é muito amplo. Dessa forma, muitas faculdades possuem o curso de bacharelado em geologia, durante o percurso acadêmico, os alunos possuem muitas matérias ligadas à química, matemática, biologia e física. O que desperta muito interesse e curiosidade de várias pessoas são os trabalhos de campo durante a graduação. Isso ocorre pois em algumas matérias os alunos tem carga horária de campo obrigatória, onde todo conhecimento adquirido em sala de aula é visto na prática, possibilitando uma visão ainda mais ampla e integração dos aprendizados de várias áreas.

Quando um geólogo tem campo de atuação dentro de uma mineradora, seu trabalho começa antes mesmo de começar qualquer atividade mineradora no terreno. O profissional analisa a qualidade do mineral, em parâmetros como pureza e sua concentração, e viabilidade do empreendimento na região. Geólogos que atuam nesse ramo da geologia são chamados de geólogos de exploração, esses possuem o ar livre como seu escritório. Mas não se preocupe, se você pensa em seguir esse curso, mas gosta muito de laboratórios, há também espaço para você. Tem-se oportuniades para trabalhar em análises químicas, de água, de rochas e até mesmo de petróleo. Atualmente, no Brasil, alguns geólogos trabalham até com geologia forense, ampliando ainda mais as possibilidades do profissional.

Engenharia de Minas

O engenheiro de minas trabalha principalmente em três etapas de uma mina: a prospecção de jazidas, a lavra e o tratamento do minério. Essa primeira geralmente, em conjunto com geólogos, atuando na realização de pesquisas de depósitos minerais para avaliar a viabilidade do projeto, bem como a localização e extensão da futura mina. A etapa de lavra corresponde a exploração da mina, o engenheiro fica encarregado da elaboração do projeto de como a extração do minério será feito. Nesse processo considera-se o tipo de mina, os equipamentos necessários, o tempo de execução, além da identificação e separação dos minerais que serão utilizados na próxima etapa: o tratamento do minério. Nessa última os minerais serão distinguidos entre os sem valor e os com alto valor comercial, para qual tipo de indústria o minério serve, métodos de reciclagem ou reutilização desses. O profissional dessa área também não se esquece do compromisso ambiental, de modo a explorar de maneira sustentável causando o mínimo impacto ambiental. Dessa maneira, é importante não esquecer também de medidas mitigatórias, o que implica a necessidade de constante estudo para entender melhor novas técnicas.

Considerações finais  

Com isso, pode-se perceber que ambos os campos de atuação se completam. Os profissionais ajudam-se nas variadas etapas e também nos possíveis ramos das atividades. Atualmente, o Brasil está entre os maiores exportadores de minério do mundo. Essa atividade é de grande impacto ambiental, mas os benefícios conseguem ser ainda maiores: geração de empregos, influência no PIB nacional, além da influencia histórica que possuímos. Cada profissional agindo corretamente em seu ramo de atuação faz o que a interferência ambiental seja ainda menor. Além disso, nao pode ser ignorada a importância do auxílio de profissionais como engenheiros ambientais e até civis, que complementam ainda mais esse trabalho de maneira a garantir a  sustentabilidade.

Autor: Letícia Faria

Gostou do texto? Confira outros conteúdos em nosso blog e conheça nossos serviços! Entre em contato conosco por meio de nosso telefone (31) 3409-1033 / (31) 97167-5141, e-mail minasjr@minasjr.com.br ou redes sociais facebook e instagram, e veja o que podemos fazer por você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Your browser is out of date. It has security vulnerabilities and may not display all features on this site and other sites.

Please update your browser using one of modern browsers (Google Chrome, Opera, Firefox, IE 10).

X