class="post-template-default single single-post postid-4943 single-format-standard _masterslider _ms_version_3.7.1 elementor-default elementor-kit-11209">

Minerais de Evaporitos: o que são?

 

Os minerais de evaporitos podem ser muito mais comuns do que imaginamos! Um nome sugestivo, mas você sabe de fato como esses minerais são formados no Planeta?

No texto de hoje vamos falar um pouco sobre:

  • O que são os minerais de evaporitos
  • Como são formados
  • Quais são eles
  • Onde eles são formados
  • Qual a utilização desses minerais

O que são?

Os evaporitos são rochas e minerais salinos, de origem sedimentar. Depositados por precipitação química direta de salmouras concentradas, desde o Proterozóico até atualmente.

Como são formados?

A água da chuva que inicialmente se acumulou na crosta do planeta era doce. No entanto, gases provenientes de erupções vulcânicas e a lixiviação das demais rochas cristalinas salgaram a água terrestre. O resfriamento do planeta contribuiu para a formação por precipitação de inúmeros mares e lagos, cuja evaporação originou rochas evaporíticas, que foram posteriormente transformadas.

Após um primeiro momento de suspensão, a evaporação da água leva à deposição de cloretos, sulfatos e carbonatos. A deposição ocorre quando o soluto atinge o ponto de saturação salina daquele componente.

Os depósitos minerais ocorrem em camadas organizadas do menos solúvel para o mais solúvel. Os principais formadores de rochas evaporíticas em ordem de deposição são: calcita, gipsita, anidrita, halita, carnalita, silvita e taquidrita.

Quais são os minerais de evaporitos?

Os minerais de evaporitos são considerados instáveis. Diferenciam-se dos demais por serem solúveis, podendo, assim, se diluir na presença de água e se movimentar fisicamente.

97% dos sais existente corresponde ao Cloreto de sódio (Halita, NaCl). Portanto o mineral predominante nas rochas salinas é a Halita.

Alguns deles são:

  • Cloretos:
    • Halita (Nacl)
    • Silvita (KCl)
    • Carnalita (KMgCl3 · 6H2O)
Halita
  • Sulfatos:
    • Polianita (KCaMg(SO)·2HO)
    • Gipsita (CaSO4 · 2H2O)
    • Anidrita (CaSO4)
  • Carbonatos:

Os carbonatos nem sempre são formados como minerais de evaporitos, uma vez que eles podem não se precipitar quimicamente, mas frequentemente acompanham a deposição dos evaporitos. Podendo ser eles:

    • Calcita (CaCo3)
    • Dolomita (CaMg(CO3)2)
    • Magnesita (MgCO3)

Onde são formados?

Os minerais de evaporitos são formados principalmente em regiões de baixa a média latitude, variando de 0º a 40º, onde a pressão atmosférica é elevada e a pluviosidade é baixa. Principalmente no hemisfério Norte, pela maior presença de terras emersas e mares rasos.

Podem se formar em superfície continental, marinha ou costeira. No entanto, dependem sempre da condição climática, do tamanho da área de deposição e da existência de uma salmoura suficientemente salina próxima.

A deposição ocorre em regime de aridez ou em ambiente que há diminuição do fornecimento de água para o sistema. Em geral, ocorre associado ao ambiente desértico e quente. Tal processo requer um meio de sedimentação isolado de baixa energia e com fortes evaporações.

Qual a utilização?

A importância econômica dos evaporitos está relacionada à utilização como matéria-prima para a fabricação de diversos produtos, como por exemplo, a halita, que é consumida diariamente como sal de cozinha, além de principal fonte de cloro e derivados.

Sal de Cozinha

A silvita, por outro lado, é a principal fonte de potássio, utilizada na produção de fertilizantes e fogos de artifício. A polianita é um famoso fertilizante natural. Enquanto a gipsita é de importante uso para a fabricação de gesso. A calcita, além de, assim como a anidrita e a dolomita, ser utilizada para a produção de cimento também é de suma importância na fabricação do cal para argamassa.

Fogos de artifício

Ademais, os sedimentos evaporíticos também estão relacionados com os depósitos petrolíferos.

Pré-Sal

O chamado “ pré-sal” é a camada de petróleo localizada logo abaixo de uma espessa camada salina sob águas oceânicas. Essas bacias da Margem Leste Meridional brasileira foram formadas durante o Cretáceo Inferior.

A origem das bacias e a sedimentação da camada evaporítica está associada à ruptura da Gondwana que culminou na formação da crosta oceânica e separação dos continentes sul-americano e africano.

Autora: Alice Franco

Gostou do texto? Confira outros conteúdos em nosso blog e conheça nossos serviços! Entre em contato conosco por meio de nossos telefones (31) 3409-1033 / (31) 97167-5141, e-mail minasjr@minasjr.com.br ou redes sociais facebook e instagram, e veja o que podemos fazer por você!

1 comments on “Minerais de Evaporitos: o que são?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Your browser is out of date. It has security vulnerabilities and may not display all features on this site and other sites.

Please update your browser using one of modern browsers (Google Chrome, Opera, Firefox, IE 10).

X