class="post-template-default single single-post postid-223468 single-format-standard _masterslider _ms_version_3.7.1 elementor-default elementor-kit-11209">

Snowball Earth

 

A famosa Snowball Earth, em português Terra Bola de Neve, é o nome popular dado ao planeta Terra completamente congelado, caso uma glaciação global congelasse alcançasse tais proporções. Existem linhas de pesquisa defensoras de que esse isso realmente ocorreu a  aproximadamente 650 milhões de anos. 

Snowball Earth. Fonte: Astronomy.

Como se formou a Terra Bola de Neve? 

Segundo acredita-se a terra congelou em função de uma elevada captura de carbono atmosférico (CO2) pelas massas continentais. Explicando melhor vamos fazer uma associação, hoje em dia discute-se muito sobre a elevação da temperatura na Terra principalmente pela emissão dos chamados gases de efeito estufa, no período da Terra Bola de Neve ocorreu o inverso. 

É importante saber que, simplificadamente, o gás carbônico da atmosfera interage com a chuva, e contribui para a formação do fenômeno que conhecemos como chuva ácida, além disso é preciso entender que essa chuva ácida ao entrar em contato com as rochas passa por reações físico-químicas que impedem que o CO2 retorne, imediatamente, como  gás para a atmosfera. 

No período em questão, o continente Rodínia estava se separando, e essa separação gerou uma mudança climática intensa porque o continente fragmentado recebia mais chuva. Isso é ilustrado nas imagens a seguir.

Clima antes do continente se separar.
Clima após o continente se separar.

 

Supercontinente Rodínia. Fonte: GeoBrasil.

Aqui que vem o ponto interessante. Como já sabemos, o fenômeno de chuva ácida tem a capacidade de “aprisionar” gás carbônico nos continentes, de forma  que quando ele reage com asrochas não retorna a atmosfera. No contexto o qual  estamos falando, as chuvas passaram a alcançar porções mais internas dos  continentes, aumento o contato entre as chuvas e as rochas e diminuindo  drasticamente a quantidade de gases estufa na atmosfera (CO2).

Essa diminuição de CO2, que é um dos gases de efeito estufa, foi o gatilho para iniciar um dos eventos de glaciação mais extremos a terra, que potencialmente congelou grande parte da superfície do planeta. 

Como a Terra Bola de Neve descongelou? 

A possível existência da Terra Bola de Neve foi muito questionada, um dos pontos mais discutidos foi acerca de como a Terra descongelou?  

Essa discussão cresceu bastante pois segundo alguns climatologistas, se Terra congelasse quase por completo, dificilmente era iria se descongelar. Isso porque caso a superfície ficasse majoritariamente branca (cor de neve/gelo) os raios solares seriam, majoritariamente, refletidos pela superfície terrestre, e por isso a luz do sol não seria suficiente para derreter o gelo da superfície terrestre. Então até hoje tudo estaria congelado. 

A resposta encontrada para isso foi o vulcanismo. Veja bem que durante o evento glacial, a temperatura da superfície da terra despencou, mas o interior do planeta continuou em plena atividade. Isso inclui fontes vulcânicas, que ao longo de todo período permaneceram liberando gás carbônico para a atmosfera terrestre.

O ponto chave é que em períodos glaciais a maior parte da água está congelada nos continentes, então esse CO2 que estava sendo liberado não formava chuva ácida (porque não chovia). Como o gás carbônico não era fixado de nenhuma forma, ele foi gradativamente se acumulando na atmosfera, e de forma inversa ao fenômeno inicial, agora formou-se um “MEGA Efeito Estufa” que foi responsável por derreter a Terra Bola de Neve. 

Consequências da Snowball Earth

Acredita-se que a Terra Bola de Neve possa ter sido o gatilho para o  desenvolvimento de vida multicelular mais bem desenvolvida. Isso porque, no  período Ediacarano, que fica logo após o período de ocorrência da Snowball Earth, ocorreu um aumento substancial de seres vivos multicelulares que ficaram conhecidos como Fauna de Ediacara. 

Existem diferentes teorias para explicar essa relação, mas uma das mais difundidas é que, com o congelamento da superfície terrestre, grande parte dos seres vivos foi extinto, e isso deixou diversos nichos ecológicos vazios. Conforme a Terra descongelou, os organismos que haviam sobrevivido (muitos deles se preservaram em fontes termais), tiveram muito espaço para ocupar, gerando uma expansão considerável da vida multicelular. 

 

Autor: Nathan Carlo

Gostou do texto? Confira outros conteúdos em nosso blog e conheça nossos serviços! Entre em contato conosco por meio de nosso telefone (31) 3409-1033 / (31) 97167-5141, e-mail minasjr@minasjr.com.br ou redes sociais facebook e instagram, e veja o que podemos fazer por você!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Your browser is out of date. It has security vulnerabilities and may not display all features on this site and other sites.

Please update your browser using one of modern browsers (Google Chrome, Opera, Firefox, IE 10).

X