class="post-template-default single single-post postid-7686 single-format-standard _masterslider _ms_version_3.7.1 elementor-default elementor-kit-11209">

Elementos pesados: origem, história do universo e a importância.

Equipamentos astronômicos.
 

Minerais cotidianamente usados pela mineração, como ouro e platina, e que têm diversos destinos práticos, da produção de joias até baterias de aparelhos celulares, tiveram sua formação há bilhões de anos logo após ao evento que denominamos de Big Bang. Nesse sentido, a ciência afirma que esses surgiram a partir do processo de nucleossíntese que é a criação de novos núcleos atômicos a partir dos núcleos pré-existentes. Assim, segundos durante a explosão do coração de uma Supernova, ocorre a nucleossíntese explosiva que produz os elementos mais pesados que o ferro mediante uma intensa sequência de reações nucleares.

Segundo Daniel Siegel, professor de física da Universidade de Guelph (Canadá), a origem desses elementos pesados ajudam a traçar como foram formadas as estrelas, os planetas, as galáxias e até mesmo o cosmo. De maneira análoga, eles deixam “assinaturas” no Universo que permitem reconstituir a história de uma região espacial ou mesmo do nascimento do Cosmos. A partir desses traços, é possível rastreá-los e identificá-los com o uso de equipamentos astronômicos modernos.

Equipamentos astronômicos.
Observação do Universo. Fonte: Cidepe – Centro Industrial de Equipamentos de Ensino e Pesquisa.

Mas afinal, o que é uma Supernova e como ela propicia a formação de elementos pesados?

Uma supernova é um evento astronômico que acontece no fim da vida de alguns tipos de estrelas. Ela é caracterizada por uma explosão muito brilhante que ocorre rapidamente e termina também em um curto período de tempo (semanas ou meses), segundo o portal de notícias Galileu.

De acordo com o cientista mencionado anteriormente, a origem de 80% dos elementos pesados da tabela se deu pela explosão de estrelas até 30 vezes maiores que o Sol. Ainda assim, existem dúvidas mais aprofundados sobre o surgimento desses elementos, como o ouro. Para isso, uma das explicações é que ocorreu um fenômeno, denominado processo-r, o qual o núcleo atômico absorve nêutrons em alta velocidade.

Origem do Universo
Supernova. Fonte: Fotografia da Nasa.

Fenômeno de Colisão

A colisão de duas estrelas de nêutron, fenômeno raro devido a gigantesca massa dessas, é responsável pela supernova, além de enviarem ondas gravitacionais por meio do tecido do espaço e do tempo. Isso comprova a teoria da existência delas feita por Albert Einstein no início do século XX. Assim, a descoberta desse fenômeno propiciou que cientistas levantassem a hipótese de que, durante a fusão desses dois corpos, foram originados os elementos resultantes do processo-r.

O astrofísico da Universidade de Colúmbia, Brian D. Metzger, afirma que os discos de detritos de um buraco negro (formado por essa colisão), seria fonte desses elementos. Nessas regiões incrivelmente quentes e densas, partículas como elétrons, pósitrons e neutrinos interagem de forma a converter prótons em nêutrons, o que pode gerar elementos, como a platina.

Dessa forma, astrônomos da Universidade de Guelph (Canadá) recriaram o nascimento dos metais pesados a partir da fusão de estrelas de nêutrons. Como resultado, observou-se a criação de elementos pesados.

“Oitenta por cento dos elementos pesados que vemos devem vir de colapsares. Os colapsares são bastante raros em ocorrências de supernovas, ainda mais raros do que as fusões de estrelas de nêutrons. Mas a quantidade de material que é lançada no espaço é muito maior que o fornecido pela fusão de estrelas de nêutrons”

Daniel Siegel

Disco de Detritos.
Buraco Negro. Fonte: Getty Images.

Importância dos elementos pesados para vida

Por fim, você deve estar se perguntando, após ler sobre a origem dos elementos pesados e as diversas descobertas que eles trouxeram para a ciência, qual a importância deles para a vida humana. Um exemplo clássico é o ferro que faz parte da constituição e funcionamento do corpo. Destaca-se a sua presença na hemoglobina que é responsável por transportar oxigênio. Assim sendo, filosoficamente, podemos afirmar que somos poeira de estrelas.

Também pode ser citado o ouro que é um metal que não corrói, é altamente maleável e dúctil, conduz eletricidade e é altamente resistente. Por esses fatores, ele é utilizado para a produção de joias, na computação e até mesmo em equipamentos da área da saúde.

Autora: Brenda Costa Belchior Guimarães.

Gostou do texto? Confira outros conteúdos em nosso blog e conheça nossos serviços! Entre em contato conosco por meio de nosso telefone (31) 3409-1033 / (31) 97167-5141, e-mail minasjr@minasjr.com.br ou redes sociais facebook e instagram, e veja o que podemos fazer por você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Your browser is out of date. It has security vulnerabilities and may not display all features on this site and other sites.

Please update your browser using one of modern browsers (Google Chrome, Opera, Firefox, IE 10).

X