class="post-template-default single single-post postid-240508 single-format-standard _masterslider _ms_version_3.7.1 elementor-default elementor-kit-11209">

Relação entre a Cultura e a Geologia

 

De acordo com o antropólogo britânico Edward Tylor (1832-1917), a cultura pode ser definida como:

A cultura é todo aquele complexo que inclui o conhecimento, as crenças, a arte, a moral, a lei, os costumes e todos os outros hábitos e capacidades adquiridos pelo homem como membro da sociedade

Sendo assim, o conceito de cultura é muito amplo e representa um patrimônio social de um grupo de pessoas, o qual engloba os comportamentos humanos como valores, atitudes, língua, religião, história, relações espaciais e pessoais, hierarquia, culinária, experiências, sotaques, conhecimentos, artes, músicas e outros costumes. Portanto, a cultura é algo intrínseco na sociedade, diferencia-se em cada localidade no globo e apresenta aprendizagens passadas por gerações. Resumidamente, todos e todas vivem em alguma cultura humana.

Entretanto, quais seriam as relações entre a geologia e a cultura? Continue a leitura para entender melhor está relação.

 

O que é a Geologia?

Geologia é a ciência que estuda, por meio das rochas e minerais, os processos que ocorrem no interior e na superfície terrestre, analisando suas estruturas, composição química, mineralogia e entre outros fatores. Em linhas gerais, a Geologia é a ciência que estuda a Terra (do grego Geos = Terra e logos = estudo) e tem seu início de sua pesquisa científica somente no século XVIII.

A Geologia é uma área multidisciplinar e seus profissionais são aptos a conhecer temas como matemática, química, física, geografia e etc. É uma das mais variadas ciências naturais da atualidade. Além disso, suas especializações podem ser em diferentes campos, como: geoquímica, geofísica, educação, exploração, mineralogia, paleontologia, mapeamento, mineração, geotecnia, tectônica, geoprocessamento, hidrogeologia, geocronologia, meio ambiente, modelagem 3D, legislação, petrolífera e entre tantos outros campos de atuação.

 

Cotidiano

Agora uma reflexão: Quanto de Geologia está presente no dia-a-dia das pessoas? Bom, ela está praticamente em quase tudo usado pela humanidade.

Muitas vezes, geólogos são funcionários de mineradoras, pois são eles que buscam os recursos minerais que futuramente poderão ser explorados e explotados. Estes materiais serão utilizados em diversos objetos presentes no cotidiano das pessoas, desde aqueles mais simples aos mais tecnológicos. Por exemplo, logo pela manhã você pega seu despertador e celular que contem diversos metais em sua composição, escova seus dentes com creme dental no qual tem a presença de flúor e toma seu café em um copo de vidro, que é produzido pela sílica fornecida pela mineração.

Ademais, existem vários outros exemplos, como: As pias feitas de granito; As panelas que cozinhamos feitas com ferro e/ou alumínio; os meios de transporte e seus combustíveis; as embalagens de quase todos os materiais que consumimos; e até mesmo nas roupas com os pigmentos para pintura.

Caso queira entender alguns outros exemplos, confira este Post do Instagram da Minas Jr.

 

Cultura

A cultura, como já citada, está presente em quaisquer comportamentos humanos e se encontra em todos as regiões do globo. Muitas vezes, temos referências geológicas culturais que passam despercebidas pela população, como em filmes, obras de arte, mapas, construções civis e arquitetônicas, tradições, músicas e lendas. Sendo assim, alguns exemplos visuais (a seguir) pode te ajudar a compreender esta relação.

Filosofia

Mito da Caverna: Famosa reflexão sobre o senso comum, a alienação, o conhecimento e a liberdade se passa dentro de uma formação rochosa comum em ambientes cársticos.

Desenho esquemático sobre o Mito da Caverna

Livros, Filmes e Gibis

Piteco (Maurício de Souza): Quadrinho que demonstra muitas vezes vulcões nas paisagens mesozoicas apresentada nos desenhos.

Um Sonho de Liberdade (Stephen King): No conto “Rita Hayworth e a Redenção de Shawshank” (Adapatação para o cinema como “Um Sonho de Liberdade”) um dos personagens adora minerais e lapida-os para passar o tempo ocioso na cadeia.

Cena do filme “Um Sonho de Liberdade”

Harry Potter e o Enigma do Príncipe: Na adaptação para o cinema, é possível observar uma cavidade com várias disjunções colunares e/ou formações carbonáticas, quando Harry e Dumbledore buscam encontrar a Horcrux do Medalhão de Salazar Sonserina.

Harry Potter e o Enigma do Príncipe

Arte

Obras de Aleijadinho: Em Minas Gerais, existe um complexo cultural com artes produzidas por Antônio Francisco Lisboa (Aleijadinho) em esteatitos, também chamados de pedras-sabão.

Obras de Aleijadinho

Construção Civil

Torre de Pisa: O terreno onde foi construída a torre de pisa é composta por areias e argilas, o que normalmente são instáveis para o setor civil, além de sua fundação ser muito rasa para este tipo de solo. Consequentemente, a torre se inclinou e se tornou um importante cartão postal da Itália.

Torre de Pisa – Itália

Economia e Finanças

Símbolos da Monarquia: A monarquia britânica ostenta os maiores diamantes lapidados do mundo, localizados no cetro e na coroa da Rainha Elizabeth II, simbolizando o poder da família e sua riqueza.

Cetro e Coroa da Rainha Elizabeth II

Moedas de Ouro: Durante muito tempo, a procura pelo ouro era um dos fundamentais motores da economia, pois assim criava-se as moedas para troca e venda. Isto modificou várias culturas regionais devido à exploração do ouro, como é o caso de Minas Gerais no Brasil.

Moedas de Ouro

Antropologia

Ferramentas Paleolíticas: Povos humanos primitivos lascavam diversos tipos de minerais e rochas para fabricação de ferramentas que auxiliam no seu cotidiano.

Ferramentas Paleolíticas

História

Cidade de Pompeia (Itália): Sabe-se na história que existiu uma cidade italiana chamada Pompeia que foi destruída no ano de 79 d.C. pela erupção do vulcão Vesúvio. Este evento carbonizou todos seus habitantes vivos, criando estátuas da população.

Cidade destruída de Pompeia

Paisagens

Rio de Janeiro: O Rio de Janeiro teve sua cultura muito construída devido aos ambientes naturais que circundam a cidade, influenciando na geografia, na história e nos costumes de seus habitantes. As feições do tipo “Pão-de-Açucar” encontram-se entre aos prédios da metrópole, provocando uma paisagem única entre o urbano e a natureza.

Morro Pão de Açucar – Rio de Janeiro, Brasil

 

Como a Minas Jr pode te ajudar?

Muitas vezes, algumas pessoas querem entender melhor a composição de relíquias pertencentes a família por gerações e a Minas Jr oferece o serviço de Caracterização de Materiais, o que pode ajudar a investigar a precedência do objeto. Além disso, caso um terreno herdado, ele pode ser mapeado pela nossa empresa, a fim de encontrar minerais economicamente viáveis.

 

Autor: Luiz Felipe Pacheco

Gostou do texto? Confira outros conteúdos em nosso blog e conheça nossos serviços! Entre em contato conosco por meio de nosso telefone (31) 3409-1033 / (31) 97167-5141, e-mail minasjr@minasjr.com.br ou redes sociais facebook e instagram, e veja o que podemos fazer por você!

 

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Your browser is out of date. It has security vulnerabilities and may not display all features on this site and other sites.

Please update your browser using one of modern browsers (Google Chrome, Opera, Firefox, IE 10).

X