class="post-template-default single single-post postid-5966 single-format-standard _masterslider _ms_version_3.7.1 elementor-default elementor-kit-11209">

Serra Pelada: História e Atualidade

 

Durante muito tempo, após a corrida do ouro, acreditava-se que já não existia tanto ouro no Brasil. Serra Pelada é a prova de que essa afirmação estava errada. Uma vez que, foram retirados cerca de 45 mil toneladas de ouro manualmente, em condições extremamente precárias e perigosas. Vamos conhecer um pouco da história do maior garimpo a céu aberto do mundo.

Como tudo começou

Em meados da década de 1970, em meio ao governo militar, um fazendeiro, chamado Genésio Ferreira da Silva, encontrou em seu terreno, localizado ao sul do Pará, numa região que era conhecida como Marabá, uma pepita de ouro de aproximadamente 13 quilogramas. Após essa descoberta, a notícia se espalhou pela região e mais tarde por todo o país. Logo depois disso, milhares de pessoas, das mais diversas profissões, largaram suas vidas afim de explorar a Serra Pelada.

Localização da mina da Serra Pelada na mapa do Brasil.
Localização da mina da Serra Pelada na mapa do Brasil. Fonte: Wikipedia

Como funcionava a Serra Pelada

A princípio, cada garimpeiro que chegava até a Serra Pelada tinha direito a um barranco, pedaço de terra na Serra onde podiam explorar. Contudo as condições de trabalho eram extremamente precárias, o que levou muitos garimpeiros a morte.

Centenas de garimpeiros trabalhando no garimpo de Serra Pelada durante o auge da exploração na região.
Centenas de garimpeiros trabalhando no garimpo de Serra Pelada durante o auge da exploração na região. Fonte da imagem: Istoé.

Poucos meses depois do início da exploração, houve uma intervenção militar na região, onde foi estabelecido um apoio da Caixa Econômica Federal, na qual todo o ouro retirado de lá devia ser vendido. Dessa forma, o governo começou a controlar o preço do material, passado a ser vendido mais barato que o normal.

Garimpeiro trabalhando em condições insalubres durante a exploração do garimpo de Serra Pelada.
Garimpeiro trabalhando em condições insalubres durante a exploração do garimpo de Serra Pelada. Fonte da imagem: Istoé.

Além disso, aconteceu a nomeação de um interventor, o Major Curió, ele ficou responsável por estabelecer regras e controlar a entrada de garimpeiros na região. Atualmente, o lugar onde se localiza a Serra Pelada, é um munícipio que recebeu o nome em homenagem ao Major, chamado Curianópolis. Uma das regras adotadas pelo Major, era a divisão de tarefas, em que os donos de barrancos contratavam outras pessoas para trabalhar nos seus barrancos. A princípio, geralmente aqueles que estavam chegando.

As tarefas eram divididas entre os cavadores, enchedores e os formigas, em troca do trabalho, eles recebiam parte do lucro. Conforme os donos de barranco fossem ficando mais ricos, eles tinham direito a uma maior extensão de terra.

 Fechamento do garimpo

Foto recente do local aonde era o garimpo.
Foto recente do local aonde era o garimpo. Fonte da imagem: Tvzero.

A primeira tentativa de fechamento do garimpo aconteceu por volta de 1982, durante o governo de Figueiredo, porém após articulações políticas resolveu-se por manter o garimpo na região. Aos poucos com o enfraquecimento do governo militar no país, os militares perderam influência sobre a região de Serra Pelada.

Aos poucos, a produção de ouro da região foi decrescendo. Logo depois disso, o local onde se localizava a Serra deu lugar a um enorme lago de água extremamente poluída. Por volta do início da década de 1990 a exploração se deu por encerrada.

A localização do garimpo era de direito da companhia Vale do Rio Doce. Contudo, ela acabou perdendo o espaço de exploração quando os garimpeiros começaram a chegar. Uma vez que era praticamente impossível ou inviável tentar a retirada deles de lá. Dessa forma, o governo brasileiro indenizou a companhia em cerca de 60 milhões de reais.

Serra Pelada atualmente

Assim sendo, em 1992 o governo brasileiro declarou a Serra Pelada como uma reserva histórica nacional, porém, em 2002 o Congresso brasileiro anulou essa decisão e deu aos garimpeiros o título de donos do poço e da região ao redor. Acredita-se que abaixo do poço, que antes era a Serra, ainda há muito ouro a ser explorado, porém como a região pertence aos garimpeiros, a extração se torna difícil.

Em síntese, alguns dos garimpeiros que foram para a região na época de exploração, ainda vivem nos arredores, muitos por não terem condições de retornar as suas cidades. Essa é a história do maior garimpo a céu aberto do mundo, localizado no Brasil.

 

Autora: Maria Helenice

Gostou do texto? Confira outros conteúdos em nosso blog e conheça nossos serviços! Entre em contato conosco por meio de nosso telefone (31) 3409-1033 / (31) 97167-5141, e-mail minasjr@minasjr.com.br ou redes sociais facebook e instagram, e veja o que podemos fazer por você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Your browser is out of date. It has security vulnerabilities and may not display all features on this site and other sites.

Please update your browser using one of modern browsers (Google Chrome, Opera, Firefox, IE 10).

X