class="post-template-default single single-post postid-3448 single-format-standard _masterslider _ms_version_3.7.1 elementor-default elementor-kit-11209">

Do que a cerâmica é feita?

parede revestida por quadrados de porcelanato beges
 

A cerâmica é muito utilizada pelo homem, desde o período neolítico (de 10 mil a 5 mil a.C), devido ao seu método simples de produção e sua vasta aplicação no dia a dia. As peças de cerâmica mais antigas, encontradas por arqueólogos, são datadas de 24,5 mil anos a.C. Neste texto, descreveremos a produção desse material, com enfoque em sua fabricação e nas matérias primas utilizadas em sua confecção.

Quais tipos de cerâmica existem?

Podem ser divididas em dois grandes grupos: a “Cerâmica Tradicional”, utilizada em revestimentos diversos, que vão desde azulejos até vasos para cultivo. Tijolos também podem ser produzidos a partir dessa cerâmica. E “Cerâmica Avançada”, caracterizada como materiais de engenharia, podendo ser obtida a partir da mesma matéria prima que dá origem à cerâmica tradicional. Porém em um estado maior de pureza.

De acordo com o material e técnicas utilizadas, classifica-se as cerâmicas em :

Terracota – argila cozida no forno, sem ser vidrada, embora, às vezes, pintada;

Cerâmica vidrada – o exemplo mais conhecido é o azulejo;

Grês – cerâmica vidrada, às vezes pintada, feita de pasta de quartzo, feldspato, argila e areia.

Quais materiais podem ser utilizados em sua fabricação

As principais matérias-primas para a produção da Cerâmica Tradicional são o feldspato (principalmente os potássicos), o silício (quartzo)  e os argilominerais (mineral argiloso). Podendo apresentar alguns aditivos naturais ou sintéticos, para incrementar seu processamento ou suas propriedades finais.

solo marrom rachado em políginos côncavos
Solos argilos quando sofrem desidratação, produzem polígonos côncavos, chamados de “mudcraks” pelos geólogos, em função da contração dos argilominerais. Fonte: maxpixel.net (CC0)

Como funciona a sua produção?

A fabricação consiste na moldagem da argila hidratada, que logo após, é posta em uma lenta secagem a sombra. A fim de eliminar a água do material, para em sequência o submeter a altas temperaturas. O que proporciona rigidez e resistência a cerâmica. Tal fato faz com que o material seja apropriado para o armazenamento de grãos ou líquidos.

Principais utilizações

A Cerâmica Industrial é responsável pela fabricação de pisos, azulejos, revestimento, além de tijolos, lajes, telhas, etc. Há, também, o setor da Cerâmica Tecnológica, no qual são desenvolvidos componentes resistentes a altas temperaturas e à compressão. A cerâmica pode ser uma atividade artística, na qual são produzidos artefatos de valor estético, como utensílios de cozinha e objetos de decoração.

Escada recoberta por azulejos de cores variadas
Escadaria de Selarón, uma escadaria revestida por azulejos, muitos destes pintados a mão. Uma obra arquitetônica, um ponto turístico tombado na cidade do Rio de Janeiro. Um exemplo do uso para revestimento e manifestação artística. Fonte: Adelano Lázaro (CC BY-SA 4.0)

A indústria da Cerâmica Artística ganhou notoriedade com a utilização da porcelana, que pode trazer um nível elevado de sofisticação a obra.

Gostou do texto? Confira outros conteúdos em nosso blog!

4 comments on “Do que a cerâmica é feita?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Your browser is out of date. It has security vulnerabilities and may not display all features on this site and other sites.

Please update your browser using one of modern browsers (Google Chrome, Opera, Firefox, IE 10).

X