class="post-template-default single single-post postid-6962 single-format-standard _masterslider _ms_version_3.7.1 elementor-default elementor-kit-11209">

A Terra é plana?

 

A Terra tem sido alvo de constantes debates acerca de seu formato e origem. A teoria mais amplamente aceita é a do Big Bang, que explica que há 14 bilhões de anos atrás havia um ponto muito denso com grande massa acumulada em um curto espaço.

Esse ponto em determinado momento levou a uma grande explosão, daí o nome Big Bang, culminando no universo, que se encontra em constante expansão. Acredita-se que nosso universo é composto por 70% de energia escura, 25% de matéria escura e 5% de matéria normal.

Com a teorização de sua origem, surgiram teorias também acerca de seu formato. Por muito tempo internalizou-se que o planeta era redondo, entretanto, recentemente algumas pessoas debateram se esse é realmente o formato da Terra, e por que não seria plano?

A resposta para essa pergunta será vista no texto a seguir!

Evolução do pensamento científico

Com a construção de um pensamento científico que dura há 25 séculos, construíram-se diferentes ideias de como seria o verdadeiro formato da Terra.

Da Antiguidade à Idade Média, já se acreditava que o planeta era uma grande esfera. Erastótenes, 300 anos antes de Cristo, chegou ao resultado de um raio de 39.700 km para a curvatura da Terra, sendo muito próximo do valor conhecido hoje de 40.008 km.

Isso apenas observando que, no mesmo horário, o Sol na cidade de Siena encontrava-se a 0°, podendo ser visto até mesmo do fundo de um poço, enquanto que na cidade de Alexandria isso não acontecia, tendo um certo ângulo. Logo, medindo o ângulo da sombra em Alexandria, e utilizando a distância entre as duas cidades, foi possível aproximar a curvatura da Terra.

Essa concepção da Terra esférica perdurou por bastante tempo, servindo de inspiração para as famosas circum navegações.

Circum navegações
Circum navegações

Os fatos científicos que provam que a Terra é arredondada

Força da gravidade

Com o surgimento e a expansão do universo, algumas partículas foram se juntando em pequenos aglomerados. A medida que cresciam, essas massas adquiriam a própria força de gravidade que ajudou a modelar suas superfícies até ficarem mais arredondadas.

Essa força explica o porquê de a água dos rios e oceanos não caírem para fora de nosso planeta. Além do porquê de quando se joga uma pedra para cima em trajetória linear vertical, ela retorna para o mesmo lugar, apesar da rotação da Terra.

Estrelas

Um grande fato científico que pode ser tão simples quanto observar as estrelas. Um exemplo é o Big Dipper (ou Ursa Maior), um conjunto de 7 estrelas próximo a Estrela Polar, que só pode ser visto em latitudes de 41 graus Norte ou superior, mas não abaixo de 25 graus Sul. Outro exemplo é o Cruzeiro do Sul, que só pode ser visto do hemisfério sul.

Balão meteorológico

Se ainda houverem dúvidas ou desconfianças de que a Terra realmente não é plana, faça como os estudantes de física da Universidade de Leicester, no Reino Unido. Adquira um balão meteorológico, acople câmeras e envie para o céu para obter imagens, sem qualquer edição, como a seguir:

Curvatura da Terra. Fonte: University of Leicester
Curvatura da Terra. Fonte: University of Leicester

E se a Terra fosse plana?

Se já estava bem consolidada a ideia da Terra esférica, de onde surgiu essa nova teoria? Essa teoria surgiu com os escritos de Samuel Rowbothan, que se baseiam no experimento do rio Bedford.

Nesse experimento, Rowbothan raciocinou que uma estaca distante no rio iria sumir, assim como o efeito observado com barcos sumindo no horizonte. Entretanto ela ainda podia ser observada, logo o que aconteceu de diferente?

O que aconteceu foi que o efeito da refração da luz próxima a superfície. Nesse caso, a luz de curva acompanhando a Terra e, assim, cancelando o efeito de desaparecimento.

Mas supondo que a Terra seja realmente plana, como funciona nosso planeta?

Estações do ano

As estações do ano continuam existindo, isso porque o Sol se movimenta de maneira espirálica, indo de um trópico ao outro enquanto dá a volta pelo centro, passando, assim, duas vezes pelo Equador. Dessa forma, onde o astro está perto é verão e onde está longe é inverno.

O nosso planeta

Muitos ainda pouco se interessam se a Terra é esférica, plana, geoidal, ou qualquer formato que seja. A vida apenas deve continuar sem se preocupar com a forma do planeta.

Entretanto, a partir do momento em que estudos consolidados e embasados são questionados de maneira simplória, abre-se um caminho para a ignorância e um mundo sem lógica. Vacinas começam a ser questionadas, o agravamento do aquecimento global também, e o mundo caminha no sentido inverso ao da evolução da ciência.

Por isso, após todas essas evidências científicas é quase impossível dizer que a Terra é plana. Dessa forma, o mais aceito hoje é que a Terra se aproxima, ainda que com imperfeições, de um formato esférico.

Autor: Juan Pedro

Gostou do texto? Confira outros conteúdos em nosso blog e conheça nossos serviços! Entre em contato conosco por meio de nosso telefone (31) 3409-1033 / (31) 97167-5141, e-mail minasjr@minasjr.com.br ou redes sociais facebook e instagram, e veja o que podemos fazer por você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Your browser is out of date. It has security vulnerabilities and may not display all features on this site and other sites.

Please update your browser using one of modern browsers (Google Chrome, Opera, Firefox, IE 10).

X