class="post-template-default single single-post postid-7160 single-format-standard _masterslider _ms_version_3.7.1 elementor-default elementor-kit-11209">

Água na mineração

 

A mineração é um dos setores da indústria, que se destaca pela produção de matéria-prima, e que abastece os demais setores industriais. Ela é responsável pelo avanço da tecnologia moderna, que faz uso dos minerais Terras Raras, além disso podemos destacar os diversos produtos a base do petróleo como combustíveis, produtos asfálticos, plásticos, entre outros.

A partir da importância da mineração para o avanço da modernidade, é possível estabelecer um paralelo com a relevância da água no processo de mineração. Decerto, a água é uma substância química formada por átomos de oxigênio e hidrogênio (H2O), estando presente no processo de lavra da mineração. Ademais, sua utilização pode se estender para atividades de beneficiamento e até mesmo no processo de transporte dos minérios.

Assim, a Minas Jr, considerou muito válido destacar a importância da água e é o que trataremos no texto de hoje.

Usos em geral da água

A água, conforme foi visto anteriormente, é um recurso natural muito importante para o setor da mineração. Além disso, ela é vital para outros setores da indústria, para o uso doméstico e para agricultura.

Consumo de água no mundo. Fonte: IBRAM

A partir da análise do gráfico, vale destacar que as atividades econômicas, em geral, necessitam de água para desempenhar a sua função. A agricultura, por exemplo, demanda um consumo de água elevado, seja para a cultura de alimentos ou para a manutenção de lavouras. Durante o texto vamos dar destaque no consumo de água pelo setor da mineração.

Utilização da água na mineração

Utilização da água na mineração
Possíveis fontes e locais de consumo de água na mineração. Fonte: Programa pós-graduação UFMG

A imagem acima nos mostra de forma ilustrativa, a utilização da água em diversas etapas no processo de mineração, bem como sua importância para esse setor, uma vez que está presente em quase todos os processos de extração mineral. É válido considerar, também, que a utilização de água pode variar de acordo com o mineral que será explorado e o nível tecnológico envolvido nos processos de lavra, de beneficiamento e de transporte.

Os tipos de fontes de água, e algumas etapas em que elas são utilizadas, serão mostradas a seguir.

As fontes de água utilizadas na mineração

Como a água está presente em várias etapas da atividade mineradora, vamos salientar as suas fontes. Estas podem ser superficiais, subterrâneas, de reciclagem e reutilização.

Primeiramente, as superficiais são aquelas que dão origem aos rios e lagos e não penetram no solo. É o tipo de fonte mais utilizado para o beneficiamento mineral, por não possuir, na maioria das vezes, contaminações que interferirão nos processos. Ademais, caso a mina esteja perto de áreas com essa disponibilidade hídrica, facilita a atividade de beneficiamento.

Em segundo lugar, as fontes subterrâneas são utilizadas quando há pouco recurso hídrico disponível no local da mina, e há necessidade de rebaixamento do aquífero no caso de uma lavra atingir maiores profundidades no solo. Além do mais, elas são usadas quando existem políticas que impedem a captação de águas superficiais, como ocorre quando essas águas superficiais são empregadas para abastecimento doméstico de certas regiões.

Em terceiro lugar, vem as fontes recicláveis, responsáveis por reutilizar as águas dos diversos processos da mineração, após filtragem e peneiramento, além daquelas que são formadoras das barragens de rejeitos.

Lavra

Existem vários métodos de lavra mineral, no entanto, abordaremos a lavra por desmonte hidráulico, por se tratar de um dos métodos que mais consomem água. Essa mineração diz respeito a um jato de água com elevada pressão e velocidade que desintegra o material que está sendo minerado. Entre os minerais extraídos por esse processo destacamos o quartzo, feldspato e mica, além de agregados como brita, areia e cascalho.

Imagem de lavra por desmonte hidráulico. Fonte: Escola Politécnica da USP.

Beneficiamento

Na etapa de beneficiamento mineral, podemos destacar o processo de britagem do material minerado. Durante essa etapa ocorre a formação de materiais particulados que tendem a ficar suspensos no ar por longos períodos. A fim de minimizar esse problema, a água é despejada nesses locais de britagem reduzindo o número de matérias suspensas.

Umectação de vias

Conforme observado, a mineração ocasiona um alto índice de partículas suspensas em quase todas as suas etapas de produção. Essas poeiras podem ser carregadas por ventos, sendo prejudiciais para o meio ambiente e para as pessoas que trabalham ou moram perto das regiões de mineração. Com isso, as mineradoras utilizam caminhões pipas que formam uma camada úmida sobre a superfície reduzindo a geração de poeiras.

Caminhão pipa sendo utilização na mineração. Fonte: AEC Web.

Transporte

O transporte de minério por minerodutos, muitas vezes, é considerado como um grande consumidor de água da mineração. No entanto, para esse modal de transporte, pode haver um consumo consciente, que faz uso da fonte de água de reciclagem e reutilização. E assim que o minério alcança seu destino final, a água utilizada no processo pode ser tratada e novamente utilizada.

Imagem do modal de transportes, mineroduto. Fonte: Técnico e mineração.

Impactos da mineração na água

A partir da análise do papel desempenhado pela água na mineração, vamos destacar a seguir alguns impactos negativos da atividade mineradora sob os recursos hídricos:

  • Contaminação química da água, por meio de produtos utilizados na mineração;
  • Elevada deposição de sedimentos (restos de materiais não aproveitados), nos rios;
  • Contaminação da água com minerais extraídos da atividade mineradora;
  • Alteração do pH da água de acordo com a atividade mineradora empegada;

Todos esses impactos interferem diretamente nas condições dos ecossistemas aquáticos, gerando mortalidade dos animais presentes nesses ambientes. Ademais, essas águas tornam-se impuras para o consumo humano e do setor agrícola.

Impacto hídrico causado pela mineração de ouro, utilizando mercúrio. Fonte: Brasil Escola.

Como minimizar o impacto?

O processo de tratamento da água é possível. Ele pode ser realizado em duas etapas, que envolve a remoção dos contaminantes e a separação dos resíduos sólidos da água. Para isso, já foram elaborados estudos detalhados de como devem ser realizadas cada uma das etapas de purificação da água. Porém, o entrave encontrado no momento é a falta de realização desses processos por algumas mineradoras.

Nesse sentido, caso ocorra uma maior adoção, pelas mineradoras, do tratamento de água, a poluição será reduzida drasticamente e as minas poderão reutilizar a água no seu próprio sistema, evitando, ainda mais, a utilização de fontes superficiais e subterrâneas.

Autora: Nathália Bueno

Gostou do texto? Confira outros conteúdos em nosso blog e conheça nossos serviços! Entre em contato conosco por meio de nosso telefone (31) 3409-1033 / (31) 97167-5141, e-mail minasjr@minasjr.com.br ou redes sociais facebook e instagram, e veja o que podemos fazer por você!

2 comments on “Água na mineração

Reply

Prezados leitores e administrador do blog, boa tarde e bom sábado.
Primariamente quero agradecer a iniciativa de compartilhar informações e conteúdo relevante para os operadores e a demais pessoas interessadas no assunto.
Quero compartilhar com vocês todos um site onde há uma boa quantidade de informações a respeito de segurança de barragens, o site é http://www.segurancadebarragens.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Your browser is out of date. It has security vulnerabilities and may not display all features on this site and other sites.

Please update your browser using one of modern browsers (Google Chrome, Opera, Firefox, IE 10).

X