class="post-template-default single single-post postid-8149 single-format-standard _masterslider _ms_version_3.7.1 elementor-default elementor-kit-11209">

Ondas sísmicas P e S

 

As ondas sísmicas são ondas de natureza mecânica, propagam-se na Terra por consequência de um sismo ou explosão. São vibrações que se transmitem devido a uma liberação de energia de um ponto específico que é chamado de foco sísmico.

As ondas P (ou primárias) e S (ou secundárias) são ondas de ondas de corpo, também conhecidas como ondas de volume. Elas propagam-se no interior da Terra, desse modo, essas são os primeiros tremores sentidos durante um terremoto.

Ondas sísmicas P

Ondas Sísmicas P
Ondas P, IAG

As ondas P são ondas elásticas de velocidade de propagação maior, também chamadas de primárias. Tem natureza classificada como longitudinal, uma vez que faz as partículas vibrarem paralelamente à direção de energia da onda, isso considerando sólidos homogêneos. Além disso, é comum classificá-las como compressivas já que agem comprimindo  e dilatando o meio de propagação, alterando o volume do meio em que se deslocam. Essa forma de onda se propaga tanto em meios sólidos ou fluidos.

Em terremotos, algumas pessoas relatam que alguns animais “pressentiram” o evento. Isso se explica pelo fato de animais terem o ouvido mais apurado. Dessa maneira,  provavelmente ouviram e sentiram as ondas P, já que essas “chegam” primeiro que o tremor da terra mais forte que é causado pela onda do tipo S.

Ondas sísmicas S

Ondas sísmicas S
Ondas S, IAG

As ondas do tipo S se classificam como secundárias (são mais lentas), transversais ou de cisalhamento. Isso se deve  ao fato de que o movimento é perpendicular à direção de propagação da onda, criando assim um movimento semelhante a de um chicote e alterando somente a forma do meio de propagação.

Essa onda não se propaga em meios fluidos, desse modo foi fundamental para entender a disposição e estado físicos das camadas internas da Terra.

Ondas sísmicas para estudo do interior da terra

Como abordado anteriormente, cada tipo de onda de corpo se propaga em estados físicos específicos. Dessa forma, o conhecimento disso nos permite entender a natureza do interior da Terra. As descontinuidades nas camadas da Terra se comprovam pela diferença de velocidade de propagação. No manto, as ondas P se deslocam com grande velocidade.  Desse modo, ao atravessar a Descontinuidade de “Wiechert-Gutenberg” (separação manto-núcleo) existe uma redução, já que ocorre uma mudança de estado físico: do meio sólido para o meio líquido. Isso também ocorre na Descontinuidade de Mohorovičić, que separa a crosta do manto. Na Descontinuidade de Lehmann, a velocidade aumenta, pois o núcleo externo possui natureza líquida e o núcleo externo sólida.

Sismologia

Sismógrafo, InfoEscola

A sismologia é um ramo da geofísica que estuda as ondas físicas, seus meios de propagação e os terremotos, desde camadas superficiais a mais internas do planeta. O melhor entendimento dos sismos ajuda a entender suas causas e como são distribuídos no globo terrestre. No Brasil, os principais centros de pesquisa de Sismologia no País são:

  • Universidade de Brasília (UnB)
  • Observatório Nacional
  • Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da Universidade de São Paulo – USP
  • Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

Devido às caractéristicas geológicas que o país se encontra, no território brasileiro ocorrem sismos de intensidades muito baixas.

Considerações finais

Mesmo ainda não sendo possível prever as catástrofes causadas por terremotos e abalos sísmicos, é de suma importância o estudo contínuo e documentação de tais eventos. Ao contrário do esperado, tais fenômenos são recorrentes, ainda que fracos o suficiente para que apenas sismógrafos muito sensíveis possam percebê-los. Em alguns países como o Japão, já se utilizam técnicas de prevenção de sismos. Esse tipo de recurso, que conta com amortecedores eletrônicos por exemplo, é importante para o aumento da segurança da população. Portanto, com a união de outras ciências, como a engenharia civil, pode-se diminuir os estragos causados.

Autor: Letícia Faria

Gostou do texto? Confira outros conteúdos em nosso blog e conheça nossos serviços! Entre em contato conosco por meio de nosso telefone (31) 3409-1033 / (31) 97167-5141, e-mail minasjr@minasjr.com.br ou redes sociais facebook e instagram, e veja o que podemos fazer por você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Your browser is out of date. It has security vulnerabilities and may not display all features on this site and other sites.

Please update your browser using one of modern browsers (Google Chrome, Opera, Firefox, IE 10).

X