class="post-template-default single single-post postid-4345 single-format-standard _masterslider _ms_version_3.7.1 elementor-default elementor-kit-11209">

O Que é a Flotação e Como Ela Revolucionou o Beneficiamento Mineral?

Imagem mostrando aparelhos utilizados para flotar minerais.
 

Os minérios vendidos pelas mineradoras ao redor do mundo muitas vezes não são vendidos logo após a sua extração. Isso se deve ao fato de que a grande maioria deles apresenta impurezas na sua composição. Então as mineradoras encontram o desafio de separar o mineral-minério (o mineral de interesse econômico) da ganga (minerais sem interesse econômico, as impurezas). É necessário algum processo para que o produto possa atingir as especificações do mercado. Surge então nesse cenário o método de beneficiamento por flotação.

 

Processo Mineral de Flotação

O que é a Flotação?

É justamente nessa necessidade que a flotação pode ser aplicada. Uma vez que é um processo de concentração mineral que explora as diferenças nas características das superfícies das partículas minerais na água. Para que a flotação aconteça, é necessário que a superfície do mineral que se deseja flotar esteja hidrofobizada, ou seja, sem apresentar afinidade com a água. Entretanto, poucos são os minerais naturalmente hidrofóbicos, como a grafita, o talco e a molibdenita, portanto é necessário o uso de reagentes químicos (coletores, espumantes e modificadores) que possam reagir com as partículas minerais dispersas na água e transformá-las em hidrofóbicas.

A escolha e a dosagem dos reagentes devem ser feitas com estudos e testes em laboratório, pois, no caso de flotação direta, desejamos hidrofobizar o mineral-minério e permanecer hidrofílica (afinidade com a água) a ganga, então a seletividade dos reagentes é essencial. No caso de flotação reversa, o contrário acontece. Após a adição dos reagentes, um fluxo de ar é induzido no processo, fazendo com que as partículas minerais hidrofobizadas sejam carreadas pelas bolhas formadas, uma vez que agora elas têm afinidade com o ar, permitindo assim a sua separação. Como exemplo, temos a flotação de minério de ferro por meio de flotação reversa, amplamente utilizada no Brasil.

Por que a flotação revolucionou o beneficiamento mineral?

O beneficiamento mineral refere-se ao conjunto de operações básicas que são realizadas em uma matéria-prima mineral (minério bruto) com o objetivo de se obter sua adequação, ou seja, produtos comercializáveis. Pensando nisso, a revolução no beneficiamento mineral trazida pela flotação é devido à fatores como as possibilidades de indução da propriedade diferenciadora nos minerais (hidrofóbico/hidrofílico). Eles são de tratamento de minérios com teores baixos e de tratamento de partículas finas, uma vez que retirar as impurezas de partículas maiores é um obstáculo maior.

Essas características tornaram a flotação um método difundido no mundo inteiro, o qual possui muitas possibilidades de estudo. A otimização de uma rota de beneficiamento com flotação pode acontecer justamente no estudo de novos reagentes e suas dosagens. Além do estudo dos diversos parâmetros que podem influenciar no desempenho do processo, o qual busca por seletividade e boa recuperação mineral. No entanto, a flotação não é apenas utilizada na mineração. Ela também tem outros usos, como o tratamento de água e esgoto, recuperação de corantes em indústrias de papel e até mesmo no processo de separação de plásticos.

Autor: Arthur Andrade

Gostou do conteúdo? Entre em contato conosco aqui, por meio de nossos telefones (31)34091033/ (31) 97167-5141 ou por e-mail minasjr@minasjr.com.br e veja o que podemos fazer por você! 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Your browser is out of date. It has security vulnerabilities and may not display all features on this site and other sites.

Please update your browser using one of modern browsers (Google Chrome, Opera, Firefox, IE 10).

X