class="post-template-default single single-post postid-188386 single-format-standard _masterslider _ms_version_3.7.1 elementor-default elementor-kit-11209">

Geoarqueologia de Machu Picchu: Descobertas Através das Ruínas

Visão aérea de Machu Picchu
 

Machu Picchu é um grande sonho de turismo de muitos! Conhecer por meio dos monumentos, a vasta cultura inca, uma das grandes antigas civilizações mesoamericanas que existiram na América Pré-Colombiana, e que é um dos berços culturais da cultura peruana atual. A cidade foi encontrada pelo Hiram Bingham em 1911, e possui um sistema muito complexo de infraestrutura elaborado no século XV em planejamento urbano, hidráulico e drenagem, na qual foi muito pesquisado e retratado em livros como “Machu Picchu: A civil engineering Marvel” confeccionado por Kenneth R. Wright e Alfredo Valencia Zegarra.

Contudo, um dos aspectos que ficam muito em mistério é  por que aquele local foi escolhido diante da escassez de recursos na altitude local, comparado a outros locais e que é muito inóspito por causa da ação de terremotos e grandes deslizamentos de terra adjunto aos ambientes ecológicos muito variantes como geleiras a desertos, muito incompatíveis para a produção agrícola.

Como os Conhecimentos Geológicos Foram Aplicados em Machu Picchu?

A resposta provém da tese de doutorado do professor da UFRG, Rualdo Menegat, que diz que as respostas provêm das falhas tectônicas regentes nos Andes, e não o que muitos se pensavam que eram por causa de ser um local para observações astronômica. Através da interdisciplinaridade do conceito de ecologia da paisagem com outras áreas das geociências, o geólogo, em “Relações entre paisagem e a cidade inca de Machu Picchu: Elementos para decifrar sua construção”, relata em suas nas descrições de campo e o seu profundo contato com as populações andinas descendente provindas das suas 4 expedições nos anos de 1999,2001,2006 e 2010. As cidades de Machu Picchu e Ollantaytambo, inseridas no vale Vilcanota-Urubamba da província de Urubamba estão rodeadas por falhas geológicas.

As formas de blocos rochosos soltos presentes nos depósitos de tálus e geleiras no relevo local, indicam padrões geométricos frutos da atuação das falhas nas montanhas e são parecidos aos presentes nos monumentos das cidades incas. E estando esses blocos soltos e fraturados, não existia a necessidade da utilização de explosivos, e as cidades construídas, ou melhor dizendo, encravadas,
adquiriam a geometria paisagística local, sendo assim resistente a intempéries e proviam assim o fácil abastecimento hídrico por gravidade, na quais a água segue o fluxo a linha do mergulho verdadeiro, ou seja, a ângulo de inclinação.

A Origem de Machu Picchu

Por fim, análises de satélite e os mapas geológicos locais permitiram constatar lineamentos, que são segmentos presentes de direções preferenciais em uma paisagem condicionada pelo encontro da Placa de Nazca com a Placa Sul-Americana a 23 milhões de anos atrás!

Os resultados obtidos nessa pesquisa foram 8 lineamentos em grandes escalas (1:3.125.000) e pequenas escalas (1:5) que seguem em sua maioria medidas na direção noroeste em valores 35° a 70° e nordeste com medidas de 20°.

Conclusão

Sabiamente, esse povo soube aprender com o seu meio a construir de acordo com a natureza, e buscar moldar-se para sobreviver e que dão aulas para modelos urbanos atuais que desenvolvem-se em cidades perto de grande encostas, que muito provavelmente, podem ser soterradas em deslizamentos de terra, ou inundadas caso estiverem dentro das áreas de várzea de um rio.

Para Saber Mais

Um grande canal para ouvir mais sobre todas as descobertas presentes do professor Rualdo é o seu TED’S para a Unisinos de 1 de setembro de 2020 no Youtube. Em 15 minutos, o professor aborda de uma forma genuína todo o percurso e etapas presentes em sua tese de doutorado.

 

Autor(a): Alexa Moreira

Gostou do texto? Confira outros conteúdos em nosso blog e conheça nossos serviços! Entre em contato conosco por meio de nosso telefone (31) 3409-1033 / (31) 97167-5141, e-mail minasjr@minasjr.com.br ou redes sociais FacebookInstagram, e veja o que podemos fazer por você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Your browser is out of date. It has security vulnerabilities and may not display all features on this site and other sites.

Please update your browser using one of modern browsers (Google Chrome, Opera, Firefox, IE 10).

X