class="post-template-default single single-post postid-6421 single-format-standard _masterslider _ms_version_3.7.1 elementor-default elementor-kit-11209">

Modelagem Geológica e sua importância

modelagem geológica
 

A modelagem geológica envolve essencialmente o desenvolvimento de uma descrição de um volume de rochas em termos de tipos de rochas, deformações e estruturas quebradiças / dúcteis. Apesar de toda a necessidade de informação do local por descrições e por furos, a modelagem geológica seria impossível sem um modelo conceitual básico. O modelo conceitual, por sua vez, baseia-se em hipóteses sobre os processos evolutivos geológicos (a longo prazo). Para isso, é necessário um conhecimento acerca das geociências.

As Geociências

O estudo da ciência da terra tem por finalidade entender as características geológicas em superfície e subsuperfície, visando reconhecer as formações rochosas, movimentações de terra que ocorreram no passado e deixaram vestígios como falhas, dobras, fraturas, dentre outras. Essas estruturas ocorrem em toda a terra e depende do geólogo de exploração conseguir identificá-las e interpretá-las. Entendendo geologicamente a área de estudo é possível passar as informações para um determinado banco de dados e posteriormente realizar a validação deste.

O Banco de Dados Geológico

A ferramenta utilizada para integrar os dados coletados no mapeamento geológico é denominado banco de dados. Esse mecanismo faz o gerenciamento das informações e o profissional realiza a organização e averiguação de todos os dados pertinentes a cada campo. Dentro deste sistema, existem informações geológicas obrigatórias para posteriormente estar confeccionando um modelo de blocos de qualidade. A depender do software a ser utilizado, existem determinadas peculiaridades que estão relacionadas com  a nomeação de cada arquivo.  No Datamine RM Studio, por exemplo, existem alguns parâmetros geológicos que são característicos do arquivo presente no banco de dados conforme é mostrado na Tabela 1 abaixo:

 

Tabela – Dados referentes aos arquivos do banco de dados geológico

 

A partir da validação do banco de dados geológico, é realizado a modelagem geológica pelo profissional de geociências, com o objetivo de representar espacialmente o corpo de minério em subsuperfície. Entendendo a geometria do material é possível estimar como o mesmo se encontra, podendo assim realizar uma simulação tridimensional do corpo no mundo real.

Modelagem geológica tridimensional convencional ou explicita – Modificado de Kavouras (1995), citado em Silva (2001)., fonte: institutominere

 

Tipos de Modelagem Geológica

Dentre os principais tipos de Modelagem geológica se destacam:

Explícita:

É um método de modelagem que é realizado de forma manual, sendo possível entender e visualizar todo o processo. Iniciando na integração do banco de dados com o software e importação de furos de sondagem. Posteriormente é identificado e alocado padrões de cores para os furos. Caso o modelo for referido a separação de minério e estéril, topografia é colocado cores padrões de vermelho, azul e amarelo respectivamente. Feito isso é realizado a modelagem de contatos gerando seções (strings). Após isso é gerado os wireframes do estéril, minério e da superfície, tendo como resultado o modelo de blocos. Como a interpretação é feita por seção, se tem uma maior segurança ao utilizar está técnica. Exemplos: Datamine RM Studio e Vulcan.

Implícita:

Técnica que deve ser realizada por um profissional com experiência e que tenha um entendimento vasto da área a ser modelada. Este processo é executado de forma rápida, visto que, dentro deste sistema é composto por algoritmos que realizam a ligação de contatos geológicos manualmente, indo direto na geração de wireframes e posterior modelo de blocos. Exemplo: LeapFrog Geo.

Probabilística:

É utilizado a modelagem geológica probabilística, quando na área de estudo apresenta uma geologia bastante heterogênea, no qual é necessário definir o teor de corte, sendo indicado por 0 ou 1. O teor de corte irá indicar qual é a probabilidade da área de estudo ser de uma determinada unidade geológica, sendo importante definir o grau de confiança da interpolação para assim gerar os wireframes.

Importância da Modelagem Geológica na Mineração

Com o modelo geológico qualitativo é possível prever toda a geometria do corpo, apresentando características do material similar ao mundo real. Sendo assim, irá auxiliar a engenharia na questão do planejamento, redução de custos, trazendo uma maior segurança na definição de novas metas e procedimentos a serem realizados.

 

Autor(a): Lucas Redoan

Gostou do texto? Confira outros conteúdos em nosso blog e conheça nossos serviços! Entre em contato conosco por meio de nosso telefone (31) 3409-1033 / (31) 97167-5141, e-mail minasjr@minasjr.com.br ou redes sociais facebook e instagram, e veja o que podemos fazer por você!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Your browser is out of date. It has security vulnerabilities and may not display all features on this site and other sites.

Please update your browser using one of modern browsers (Google Chrome, Opera, Firefox, IE 10).

X