class="post-template-default single single-post postid-6148 single-format-standard _masterslider _ms_version_3.7.1 elementor-default elementor-kit-11209">

Mineração na Rússia

Mineração na Rússia: Boneca Russa como mineradora
 

A indústria da mineração na Rússia é uma das maiores no mundo. É a maior produtora de diamante e paládio no mundo, sendo a segunda maior de platina e níquel.

No gráfico abaixo, pode-se observar o crescimento da produção mineral no país, desde 2000 até 2019. Em fevereiro de 2004 obteve-se um crescimento de 10,8% no setor, o maior do período. Em contrapartida ao mesmo mês em 2009 com uma queda de 7,7%, motivada principalmente pela crise mundial no ano anterior.

Crescimento da Produção Mineral Russa. Fonte: tradingeconomics.com

Indústria mineradora 

A indústria mineradora é a segunda maior da Rússia, atrás apenas da de petróleo e gás. Ao contrário das petrolíferas, que são estatizadas, a grande maioria das mineradoras é privada.

Na indústria mineradora russa, a extração de pelo menos 10 minerais é controlada por apenas uma empresa. Pode-se citar a Gazprom, por exemplo, que controlava quase toda a produção de gás natural no país.

Em contrapartida a esse monopólio, observa-se que as empresas metalúrgicas, e mineradoras de outros recursos, são medianas, se comparadas às demais em outros países. Em também comparação aos estrangeiros, mas no setor de produção de aço, os russos são os menores.

Mineração na Rússia e participação econômica

Se tratando da economia, a Rússia é bastante beneficiada pelo setor minerário. Uma vez que essa indústria é responsável de 3 a 5% do PIB do país. Outro setor bastante rentável para o país é o petrolífero. Sendo a receita de petróleo responsável por cerca de 14% do PIB local. Além disso, destaca-se a contribuição do setor metalúrgico, que foi de cerca de 19% do valor de produção industrial.

Principais recursos minerais da Rússia

O território Russo é bastante expressivo em reservas minerais. É rico em muitos minerais, principalmente em diamante, carvão, petróleo e gás natural. Sendo muito bem ranqueado em produção de commodities como bauxita, cobre, níquel, ouro, prata, chumbo e urânio também. 

Cerca de 20.000 depósitos minerais foram descobertos, sendo que mais de um terço deles está em desenvolvimento. Muitos recursos ainda não foram explorados, uma vez que requerem modernas tecnologias e diversos investimentos para tal.

Recursos minerais e energéticos na Rússia. Fonte: Atlas National Geographic

Atualmente, a principal fonte energética da Rússia é o gás natural, representando mais de 54% da energia do país. Esse importante recurso é extraído principalmente na região da Sibéria, tal qual se observa no mapa acima.

Além disso, o país é o segundo maior produtor de petróleo do mundo, com uma produção de 9,5 milhões de barril por dia. Esse setor de mineração na Rússia, perde apenas para os árabes que detêm uma produção de 9,96 milhões de barris por dia.

Leia mais sobre o petróleo aqui.

Empresas mineradoras presentes na Rússia

Na Rússia, há a atuação de diversas empresas mineradoras. Além da Gazprom, citada anteriormente, destacam-se:

Mining and Metallurgical Company Norilsk Nickel

Sediada em Moscou, a Norilsk opera ainda em cinco países: Rússia, Finlândia, Botsuana, África do Sul e Austrália. É uma das maiores líderes em produção de níquel. Sendo, ainda, uma grande produtora de platina, uma vez que é responsável por metade do fornecimento de platina no mundo.

Polyus Gold:

A empresa opera, atualmente, cinco minas no território russo. É a maior produtora de ouro no país e está no top 10 global. Só para ilustrar, no ano de 2017, a Polyus obteve uma receita de 2,72 bilhões de dólares. Tendo, assim, um lucro de 1,24 bilhão de dólares.

Alrosa:

É uma empresa semiestatal e é a maior extratora de diamantes. Em 2017 a Alrosa atingiu 39,6 milhões de carats (ct). No mesmo ano, ela obteve uma receita de 4,2 bilhões de dólares, sendo a receita líquida de 1,2 bilhões de dólares.

Uralkali:

Essa empresa controla toda a produção em cadeia de materiais de potássio. Opera desde a mineração até o fornecimento de cloreto de potássio para os consumidores. A Uralkali tem cinco minas e sete indústrias em funcionamento na Rússia. Além disso, possui subsidiária em países como Panamá, Singapura, China e até mesmo o Brasil. Sua receita foi de 2,76 bilhões de dólares, em 2017, com um lucro de 874,62 milhões de dólares.

Desafios

A Rússia enfrenta grandes problemas no setor minerário. Primeiramente, a economia local é extremamente dependente de petróleo e gás natural. Em épocas de crise desses dois recursos, o país é bastante afetado. Segundamente, grande parte da infraestrutura energética é antiga. Sendo necessária, assim, a realização de uma grande manutenção e modernização. 

Além disso, se faz necessária uma melhor distribuição de sua economia. Dessa forma se houver uma crise grave, uma pequena parte de sua economia receberá danos, ao invés de quase toda economia. 

O país também é alvo de sérias críticas, uma vez que não hesita em utilizar de suas reservas para objetivos políticos. Por exemplo, cita-se o fechamento do oleoduto Druzhba, que fornecia petróleo para a Bielorússia, quando essa se negou a pagar pelos aumentos no preço.

Oleoduto Russo. Fonte: Plano Brasil

Por fim, destacam-se as sanções econômicas norte-americanas e europeias. Essas prejudicaram as exportações russas, principalmente as do setor minerário. 

Mas, ainda assim, foi possível reajustar a economia local. Com as medidas do governo, ela contraiu apenas 0,2% em 2016. O que fez possível sua rápida recuperação nos anos seguintes.

Expectativas

A BMI Research prevê, no período de 2016 a 2020, um crescimento anual de 2,2%. Dessa forma, a mineração na Rússia vai sair de um total de 392 milhões de toneladas de carvão extraído para 428 milhões de toneladas. Isso, entretanto, só será possível com um expressivo investimento no setor, uma vez que a competitividade se acentua cada vez mais.

Com isso, conclui-se que o setor está em busca por cooperações com empresas internacionais. Em uma tentativa de diversificação de produtos e tecnologias, de modo a superar um de seus principais desafios. 

E, por fim, diante desse cenário, as empresas russas buscam também aperfeiçoar as operações já existentes. A fim de se aumentar sua eficiência, otimizando processos, e se preparar para o futuro.

Autor: Juan Pedro

Gostou do texto? Confira outros conteúdos em nosso blog e conheça nossos serviços! Entre em contato conosco por meio de nosso telefone (31) 3409-1033 / (31) 97167-5141, e-mail minasjr@minasjr.com.br ou redes sociais facebook e instagram, e veja o que podemos fazer por você!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

 

Your browser is out of date. It has security vulnerabilities and may not display all features on this site and other sites.

Please update your browser using one of modern browsers (Google Chrome, Opera, Firefox, IE 10).

X